Você pagaria por uma versão premium do Firefox? Opção paga ofereceria VPN e armazenamento na nuvem

Por mais de uma década, pudemos contar com uma peça crucial de software disponível inteiramente de graça: navegadores da web. Mas isso pode mudar em breve. Mais ou menos. Em uma entrevista ao site de notícias alemão t3n, visto pelo The Next Web, o CEO da Mozilla, Chris Beard, disse que uma versão premium do…

voce-pagaria-por-uma-versao-premium-do-firefox?-opcao-paga-ofereceria-vpn-e-armazenamento-na-nuvem  - 931ba676 voce pagaria por uma versao premium do firefox opcao paga ofereceria vpn e armazenamento na nuvem - Você pagaria por uma versão premium do Firefox? Opção paga ofereceria VPN e armazenamento na nuvem

Por mais de uma década, pudemos contar com uma peça crucial de software disponível inteiramente de graça: navegadores da web. Mas isso pode mudar em breve. Mais ou menos. Em uma entrevista ao site de notícias alemão t3n, visto pelo The Next Web, o CEO da Mozilla, Chris Beard, disse que uma versão premium do Firefox pode chegar no outono dos Estados Unidos (a partir de setembro no Brasil).

O que vai separar o Firefox premium do Firefox antigo regular? Basicamente, VPN e recursos de armazenamento em nuvem.

As respostas de Beard soaram mais hipotéticas em detalhes do que o anúncio de recursos garantidos, mas ele deu algumas dicas sobre o que um Firefox premium pode oferecer. Um exemplo que Beard deu foi uma situação hipotética em que um usuário queria fazer algum serviço bancário on-line através de Wi-Fi público. Esse usuário obteria uma “certa quantidade de banda larga VPN gratuita e, em seguida, seria oferecido a ele uma versão premium com uma assinatura mensal”.

Para ser claro, Beard enfatizou que a Mozilla não tem planos de cobrar taxas por recursos que são atualmente gratuitos. Entramos em contato com a Mozilla para obter mais detalhes e atualizaremos o texto quando recebermos uma resposta (embora não tenhamos certeza de que vamos receber, já que a t3n parece indicar que a assessoria de imprensa da Mozilla encerrou a entrevista depois que Beard começou a falar sobre uma versão premium do Firefox).

No ano passado, a Mozilla fez uma parceria com a ProtonVPN para oferecer a um grupo pequeno e aleatório de usuários dos EUA a opção de adquirir uma assinatura de US$ 10 por mês. Na época, a Mozilla descreveu-a como parte de um processo para “explorar novas fontes adicionais de receita que se alinham à sua missão”. Conversas sobre uma versão premium do Firefox parecem ser uma evolução natural desse experimento.

Por um lado, parabéns a Mozilla por pensar em maneiras de integrar recursos muito necessários e em simplificar o uso de um VPN de qualidade – algo que a maioria das pessoas não faz, seja por preguiça, preços ou por falta de fundos. Mas se você é um pessimista, você pode enxergar os rumores ameaçadores do Firefox premium como o início dos navegadores se tornando mais um serviço de assinatura à medida que os concorrentes do Chrome tentam reduzir seu domínio . E caso isso realmente aconteça, uma mudança para modelos de assinaturas poderia significar um fim gradual dos navegadores bons, rápidos e gratuitos aos quais nos acostumamos.

Esta é certamente uma visão mais pessimista de uma possível linha do tempo – afinal, algumas pessoas estão mais do que dispostas a pagar por extensões, e um navegador pago com recursos premium é realmente tão diferente?

Então, sabendo de tudo isso, você gastaria alguns reais a mais por uma versão melhorada do Firefox? Ou será que a Mozilla – e potencialmente outras empresas – terá que tirar dinheiro dos seus dedos frios e mortos antes de você desistir dos navegadores gratuitos?

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com