Tryber Tecnologia, de Independência (RS), vence a 1° edição do prêmio IEITEC, na categoria Inovação

0
107

A Tryber Tecnologia, sediada em Independência (RS), foi a vencedora da categoria Melhor Pitch Inovação da 1° edição do prêmio IEITEC, realizado na última terça, dia 18. A empresa concorreu com outras 21 startups que participam do programa de incubação empresarial no IEITEC (Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica). O prêmio objetivou reconhecer as empresas incubadas que se destacaram no ano de 2018. Os avaliadores levaram em consideração o grau de inovação, a maturidade da solução e o potencial de mercado.


O projeto apresentado pela Tryber Tecnologia foi seu tratador de animais móvel, o chamado cocho móvel, usado para suplementação alimentar do gado que possui capacidade própria de armazenamento de ração ou grãos. O equipamento, que já possui grande aceitação no mercado, proporciona economia significativa, ao praticamente eliminar a perda de alimento, otimizar a mão de obra e o frete, além de acelerar o ganho de peso dos rebanhos.

A inovação, patenteada pela Tryber Tecnologia, possui dois modelos, um de 10 m³ e outro de 5 m³ de capacidade de reservatório. O maior comporta 6 toneladas de ração ou 8 toneladas de grãos-inteiros, que, em um compartimento fechado, ficam protegidas do ambiente externo e sem contato com as seções onde os animais se alimentam. O abastecimento é automático, por gravidade, nos 20 metros lineares de cocho (modelo de 10 m³). O alimento é disponibilizado aos animais conforme a demanda, evitando assim que deteriore por contato com saliva. Também é protegido da chuva ou sol pela sua cobertura superior. Dessa forma, o abastecimento do tratador pode ser realizado uma única vez em períodos que chegam a três semanas, enquanto que, em cochos fixos, deve ocorrer três vezes ao dia.

Por ser móvel e ter capacidade de armazenamento, o tratador da Tryber Tecnologia pode ser deslocado até o campo e lá, abastecido por caminhão, bigbag ou carreta graneleira. “O equipamento é capaz de armazenar 8 toneladas, mais da metade do que um caminhão “truck” carregado de milho transporta”, diz Evandro Michael, diretor industrial da Tryber Tecnologia. A mobilidade também atende às necessidades da Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, sistema de manejo que vem representando uma revolução no campo. “Como o tratador pode ser deslocado, permite que a terra tenha diferentes usos ao longo do ano”.

“O prêmio é o reconhecimento da atuação da Tryber Tecnologia em 2018, como empresa inovadora no segmento de equipamentos para o agronegócio”, afirma a gerente-executiva do IEITEC, Daniela Lima. O IEITEC é uma instituição privada sem fins lucrativos, que possui uma incubadora de empresas de base tecnológica e negócios de impacto, com atuação multissetorial, reconhecida nacionalmente como um Centro de Referência para Apoio de Novos Empreendimentos (CERNE).

Para Daniel Zacher, diretor-geral da Tryber Tecnologia, o prêmio é um estímulo adicional para toda a equipe da empresa seguir em seu desafio diário de desenvolver soluções para os setores agropecuário e industrial, com projeto e fabricação 100% brasileiros de qualidade internacional. “Ao recebermos esta distinção de uma tradicional incubadora de base industrial, que é o IEITEC, queremos destacar a importância das jovens empresas nacionais utilizarem sua energia criativa na solução de problemas do cotidiano, como foi neste caso, o tratador de animais móvel”, conclui o executivo.
tryber tecnologia - 192156 partnerId 1358 - Tryber Tecnologia, de Independência (RS), vence a 1° edição do prêmio IEITEC, na categoria Inovação