SpaceX coloca últimos 10 satélites do Iridium Next em órbita terrestre

0
24
spacex-coloca-ultimos-10-satelites-do-iridium-next-em-orbita-terrestre
Tudo sobre

- 210964 - SpaceX coloca últimos 10 satélites do Iridium Next em órbita terrestre

SpaceX


A SpaceX lançou na tarde desta sexta-feira (11) os últimos 10 satélites do projeto Iridium Next, da Iridium. O lançamento aconteceu às 13h31m do horário de Brasília e a operação foi um sucesso, inclusive trazendo de volta o foguete Falcon 9, que levou os satélites para órbita.

A missão durou pouco menos de 1h20 para colocar todos os 10 satélites em órbita. Foram três fases principais para isso: a primeira foi o lançamento do Falcon 9 levando o conjunto, seguido do pouso do foguete, em terra, sem danos, o que foi um sucesso. A volta do produto intacto é sempre considerada uma parte secundária da missão para a SpaceX. Este processo demorou cerca de 10 minutos.

O segundo momento é o posicionamento do conjunto de satélites para serem liberados. Aqui foram mais de 40 minutos de viagem em órbita para que o equipamento chegasse na posição ideal. O último estágio foi a liberação dos 10 satélites.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Isso coloca fim em uma parceria de dois anos entre as duas empresa. Ao todo, foram posicionados 75 satélites de um novo conjunto de aparelhos da Iridium, renovando sua constelação de equipamentos na órbita mais próxima da Terra. Ao todo, foram sete viagens com conjuntos de 10 satélites, e uma levando somente cinco para posicionar todos no espaço da forma mais econômica possível.

Com esta primeira missão de 2019, a SpaceX se consagra com 33 pousos de foguetes Falcon 9 com sucesso. Havia certa preocupação sobre a volta já que, em setembro, um erro de uma bomba em um dos foguetes fez com que ele pousasse no Oceano Atlântico, sem que nenhuma pessoa ficasse ferida.

O próximo trabalho da SpaceX está agendado para fevereiro, quando a empresa vai testar o seu veículo Crew Dragon para fazer levar passageiros em viagens na órbita terrestre. Este primeiro teste ainda acontece sem tripulação.

Fonte: Space.com, The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.