“Se existe combate à corrupção é graças a este STF”, diz Toffoli

0
9
“se-existe-combate-a-corrupcao-e-gracas-a-este-stf”,-diz-toffoli

Na sessão plenária desta quarta-feira (2)  em julgamento sobre a Lava Jato, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli disse que se existe combate à corrupção, é graças à Corte.


“Se existe o combate à corrupção é graças a este Supremo Tribunal Federal, que juntamente com o Congresso Nacional e os chefes do Poder Executivo, elaboraram pactos republicanos. Todas as leis que aprimoraram a punição à lavagem de dinheiro, que permitiram a colaboração premiada, as leis de transparência, foram previstas nesses pactos”, afirmou.

Para Toffoli, é uma desonestidade intelectual dizer que o STF atua em sentido contrário. “Esta Corte defende o combate à corrupção, mantém as decisões tomadas dentro dos princípios constitucionais das normas legais, mas repudia os abusos e os excessos e tentativas de criação de poderes paralelos e instituições paralelas. Se não fosse este Supremo Tribunal Federal, não haveria combate à corrupção no Brasil”.

O STF adiou, sem prazo, a definição da tese que deve servir de parâmetro para os tribunais de todo o país sobre a ordem de apresentação de alegações finais em ações penais que envolvam réu delator. O julgamento, que tem implicação direta na Lava Jato, estava previsto para ocorrer nesta quinta-feira (3).

O adiamento foi informado na noite de ontem (2) pela assessoria de imprensa do Supremo, depois de o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, tomar conhecimento de que alguns dos ministros faltariam à sessão.

- ban livraria2019 - “Se existe combate à corrupção é graças a este STF”, diz Toffoli