Resolva de uma vez! Quatro aplicativos para bloquear chamadas indesejadas

0
32
resolva-de-uma-vez-quatro-aplicativos-para-bloquear-chamadas-indesejadas

Marcelle Souza

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/01/2019 04h00

É bem provável que você esteja entre os brasileiros que estão cansados de atender o telefone e a ligação cair logo depois, sem ninguém falar nada. Ou então, passou um tempo tentando explicar para uma operadora de telemarketing que não tem interesse em determinado produto ou serviço –mesmo que ela pareça não ouvir o que você fala ou que essa seja a décima ligação sobre o mesmo assunto. 

Se você reúne histórias como essas, saiba que uma opção para evitar esse tipo de irritação é instalar um aplicativo que identifique e bloqueie chamadas indesejadas. 

VEJA TAMBÉM: 

Nas lojas de apps há uma série de opções com o mesmo objetivo. Então, para facilitar a sua vida, o UOL Tecnologia testou vários aplicativos e preparou uma lista com quatro ferramentas eficientes, gratuitas e disponíveis para Android e iOS, que vão acabar (ou pelo menos diminuir bastante) os incômodos de ligações associadas a fraudes e telemarketing. 

Vale lembrar que se você tem iOS, logo após instalar o aplicativo, é preciso permitir seu acesso às chamadas. Para isso, vá em Ajustes > Telefone > Bloqueio e Identificação. 

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução  - syncme 1539518246956 615x300 - Resolva de uma vez! Quatro aplicativos para bloquear chamadas indesejadas
    Imagem: Reprodução

    Sync.me

    Esse é um dos melhores apps para bloqueio de chamadas e identificação de números desconhecidos. A interface é intuitiva e fácil de usar, e a versão gratuita é bem completa.

    Perdeu uma ligação, mas você não conhece aquele número? O Sync.me possui um extenso banco de dados, então basta fazer uma busca para saber se ele está relacionado a serviços de cobrança ou telemarketing.

    Do mesmo modo, assim que alguém liga para você, ele identifica caso seja um spam. A ferramenta também permite que você integre o seu telefone às redes sociais, capturando fotos dos seus contatos do Facebook, Twitter e Google . Disponível para Android e iOS.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução  - truecallerapp 1539518374413 615x300 - Resolva de uma vez! Quatro aplicativos para bloquear chamadas indesejadas
    Imagem: Reprodução

    Truecaller

    Outro aplicativo eficiente para o bloqueio de ligações indesejadas é o Truecaller, um dos mais antigos e conhecidos para essa finalidade.

    Assim como o Sync.me, ele identifica chamadas de spam e tem uma busca para números desconhecidos.

    Além disso, dá para criar uma lista personalizada de números bloqueados. Diferente de outros apps, é preciso fazer um breve cadastro (informando nome, sobrenome e email ou associando à sua conta do Facebook) para ativar o aplicativo. O Truecaller está disponível para Android e iOS.

  • Imagem: iStock
    iStock  - app hiya 1539518103698 615x300 - Resolva de uma vez! Quatro aplicativos para bloquear chamadas indesejadas
    Imagem: iStock

    Hiya 

    Outra boa opção para evitar telemarketing e fraudes é o Hiya, um aplicativo que identifica números desconhecido e permite que você os bloqueie para não receber mais esse tipo de chamada.

    Assim como outras ferramentas desse tipo, ele possui um sistema de busca no banco de dados e permite que o usuário crie a sua própria lista de contatos indesejados. É gratuito e tem versões para Android e iOS. 

  • Imagem: IStock
    IStock  - mrnumberapp 1539518181393 615x300 - Resolva de uma vez! Quatro aplicativos para bloquear chamadas indesejadas
    Imagem: IStock

    Mr. Number

    Mr. Number possui um mecanismo de buscas, mas que não se mostrou tão eficiente quanto os seus concorrentes.

    O UOL Tecnologia fez o teste informando o número de uma empresa de telemarketing e ele não identificou como tal. De qualquer forma, o Mr. Number está entre os mais baixados para esse fim e é bem avaliado nas lojas do Google Play e da Apple Store.

    Além do alerta de spam, ele verifica se um número está associado a fraudes e outras atividades ilegais. Possui uma versão paga, mas há opção gratuita para Android e iOS. 

O conteúdo foi útil para você?