Proposta permite que psicólogos tratem transtornos relacionados à identidade de gênero

0
33
proposta-permite-que-psicologos-tratem-transtornos-relacionados-a-identidade-de-genero

Permitir que psicólogos atendam casos de problemas de ajustamento e transtornos psicológicos, inclusive os relacionados à identidade de gênero e à orientação sexual, é o que propõe o projeto de lei do deputado pastor sargento Isidório (AVANTE-BA), apresentado dia 29 de maio na Câmara dos Deputados.


Segundo o parlamentar, trata-se de garantir àquelas pessoas que enfrentam dificuldades na definição de sua orientação sexual, qualquer que seja ela, que, se assim desejarem, possam obter acolhimento e auxílio psicológico.

O parlamentar argumenta que é inegável, e as pesquisas científicas o atestam, que transtornos referentes à identificação de gênero e à orientação sexual causam enormes sofrimentos a um grande número de pessoas.

Confira um trecho do texto:

“Dentre essas pessoas, as que mais nos preocupam são as crianças, adolescentes e jovens que, ainda em fase de formação psicológica, portanto sendo mais vulneráveis, podem enfrentar dificuldades, conflitos e crises de identidade tão sérias decorrentes da sua sexualidade que, em alguns casos – infelizmente cada vez mais frequentes – tem levado muitas dessas pessoas ao suicídio.

Nesse sentido, vedar o acesso de pessoas com tamanho sofrimento ao atendimento por profissionais da Psicologia, tão importantes para a nossa sociedade, remete-nos aos editos e decretos nazistas.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

- ban livraria2019 - Proposta permite que psicólogos tratem transtornos relacionados à identidade de gênero