Por que os aeroportos têm uma “faixa de pedestres” na cabeceira da pista?

As cabeceiras das pistas dos aeroportos têm listras paralelas pintadas de branco que lembram uma faixa de pedestres. A diferença é que ninguém pode jamais atravessar a pé por ali. A função delas é mais uma forma de orientação aos pilotos.Essas faixas delimitam o início da pista de pouso e decolagem. É onde o avião…

por-que-os-aeroportos-tem-uma-“faixa-de-pedestres”-na-cabeceira-da-pista?  - 5113023f por que os aeroportos tem uma faixa de pedestres na cabeceira da pista - Por que os aeroportos têm uma “faixa de pedestres” na cabeceira da pista?

As cabeceiras das pistas dos aeroportos têm listras paralelas pintadas de branco que lembram uma faixa de pedestres. A diferença é que ninguém pode jamais atravessar a pé por ali. A função delas é mais uma forma de orientação aos pilotos.

Essas faixas delimitam o início da pista de pouso e decolagem. É onde o avião se posiciona para iniciar a corrida de decolagem. O ideal é o que os pilotos tenham o máximo de pista à disposição, porque, caso haja alguma falha no avião, conseguem parar a aeronave com mais segurança.

Em alguns aeroportos, há um prolongamento de asfalto sinalizado com algumas setas. Nesses locais, os aviões podem iniciar a corrida de decolagem antes mesmo da “faixa de pedestre”. No entanto, os pousos só podem acontecer após o início da pista propriamente dita.

Além de poder contar com material que não absorveria adequadamente o impacto do pouso, o início da pista é calculado de acordo com obstáculos na rampa de aproximação dos aviões. As aeronaves, no entanto, raramente tocam o solo diretamente na “faixa de pedestre”. Há outras marcações mais à frente que indicam o ponto ideal de toque para a segurança do pouso.

A quantidade de listras paralelas também varia de um aeroporto para outro. Na maioria das pistas que recebem voos comerciais, são 12 linhas pintadas. As maiores pistas chegam a ter 16 listras, enquanto os menores têm apenas quatro.

O tamanho dessa “faixa de pedestre” está relacionado à largura da pista de pouso e decolagem:

  • 4 listras: 18 metros de largura
  • 6 listras: 23 metros de largura
  • 8 listras: 30 metros de largura
  • 12 listras: 45 metros de largura
  • 16 listras: 60 metros de largura

Os pilotos não ficam contando a quantidade de listras que existem na cabeceira da pista. Essa informação já consta das cartas de aproximação do aeroporto. A marcação, no entanto, serve como uma orientação extra.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com