Óleo em praias brasileiras tem origem venezuelana

0
8
oleo-em-praias-brasileiras-tem-origem-venezuelana

Um relatório emitido pela Petrobrás afirmou que as manchas encontradas em praias brasileiras são de origem venezuelana. 

Ainda ontem, o ministro do Meio Ambiente já afirmava em entrevista ao Terça Livre que a substância oleosa não era proveniente do Brasil. 

Salles chegou a citar a hipótese de que a Venezuela fosse a responsável, mas disse que o caso ainda precisava ser confirmado. 

Mais tarde, na noite de ontem (8) a Petrobras concluiu que o óleo não é produzido, comercializado nem transportado pela estatal. 

Um relatório da empresa, encaminhado aos investigadores, afirmou que os resíduos encontrados são uma mistura de óleos venezuelanos.

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse em Brasília que ainda não é possível dizer como o óleo chegou às praias, mas  citou três hipóteses: um navio afundado; acidente durante a passagem de óleo de um navio para outro e até mesmo despejo criminoso.

A estatal descartou que o óleo tenha brotado de uma fissura no fundo do mar ou que seja fruto da limpeza de um tanque de um navio.

“São aproximadamente mais de 500 barris de petróleo, o que indica que não é simplesmente a lavagem de um tanque de um navio. Alguma coisa extraordinária aconteceu”, afirmou o presidente da estatal. “Existe a possibilidade de esse material ser liberado gradualmente”, acrescentou. 

Investigadores dizem que a hipótese mais provável é de um acidente na transferência de óleo de um navio para outro. O caso é considerado complexo e inédito pela extensão da área atingida e pela duração.

- ban livraria2019 - Óleo em praias brasileiras tem origem venezuelana