Mudança em servidor foi a causa da maior instabilidade na história do Facebook

0
27
mudanca-em-servidor-foi-a-causa-da-maior-instabilidade-na-historia-do-facebook

Uma mudança nas configurações do servidor do Facebook causou a instabilidade enfrentada por usuários da rede social, do Instagram e do WhatsApp em todo o mundo na tarde de quarta-feira (13).

Assim como fez quando reconheceu que seu sistema estava enfrentando problemas, o Facebook foi até o Twitter para justificar aos usuários o mal funcionamento dos seus apps durante quase todo o dia.

Yesterday, as a result of a server configuration change, many people had trouble accessing our apps and services. We’ve now resolved the issues and our systems are recovering. We’re very sorry for the inconvenience and appreciate everyone’s patience.

— Facebook (@facebook) 14 de março de 2019

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

“Ontem, como resultado de uma mudança na configuração do servidor, muitas pessoas tiveram problemas para acessar nossos aplicativos e serviços. Agora resolvemos os problemas e nossos sistemas estão se recuperando. Lamentamos muito o inconveniente e agradecemos a paciência de todos”, afirma a nota da empresa.

As interrupções duraram quase que o dia inteiro — o maior tempo de instabilidade já registrado pelo Facebook. Usuários relataram problemas para fazer login e postar no site, bem como no Instagram e WhatsApp durante todo o dia. A redação do Canaltech, em seus testes, só registrou estabilidade nas redes sociais por volta das 23h55.

Durante a tarde, o Facebook chegou a emitir um comunicado negando que problema tenha sido causado por um ataque DDoS, mas sem dar outras informações sobre as causas do problema.

We’re aware that some people are currently having trouble accessing the Facebook family of apps. We’re working to resolve the issue as soon as possible.

— Facebook (@facebook) 13 de março de 2019

O site Downdetector, que avalia status de conexões em tempo real, registrou um pico de mais de 12 mil reclamações de pessoas no mundo inteiro. Na manhã desta quinta-feira (14), o número de reclamações despencou, confirmando o retorno à normalidade. Entre as principais reclamações, estavam a impossibilidade de carregar o site ou não poder postar comentários.

- 238669 - Mudança em servidor foi a causa da maior instabilidade na história do Facebook
Downdetector/Reprodução

O chefe de produtos de vídeo do Facebook, Paresh Rajwat, chegou a passar por uma saia justa por causa do problema no servidor. Ele palestrava em um evento da empresa na conferência South by Southwest em Austin, Texas, enquanto a rede estava passando por problemas. “Hoje é o dia das dificuldades técnicas para o Facebook, eu acho”, brincou ao microfone, quando sua própria apresentação falhou.

Fonte: CNBC