MPF pede que Ministério do Meio Ambiente tome providências sobre óleo em praias

0
13
mpf-pede-que-ministerio-do-meio-ambiente-tome-providencias-sobre-oleo-em-praias

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está no Sergipe vistoriado as manchas de óleo que atingiram diversas praias do Estado.


De acordo com o ministro, desde 2 de setembro as equipes do IBAMA e ICMBIO, junto aos 42 municípios, marinha e demais órgãos, recolheram mais de 100 toneladas de borra de petróleo.

O Ministério Público Federal em Sergipe solicitou ao Ministério do Meio Ambiente que adote providências para conter os danos ambientais causados por derramamento de óleo ocorrido no final de setembro deste ano.

Imagem  - EGS8AxkXYAIIhKS format jpg name medium - MPF pede que Ministério do Meio Ambiente tome providências sobre óleo em praias
Ministro Ricardo Salles visita praias do Sergipe

O MPF quer a designação de equipe específica para realizar a limpeza das 10 praias sergipanas atingidas pela mancha. Segundo o Ibama, Sergipe foi o estado que teve o maior aumento no número de praias atingidas. Inicialmente eram quatro e agora o número subiu para 10.

O Ibama informou que requisitou apoio da Petrobras para atuar na limpeza de praias. Os trabalhadores que estão sendo contratados pela petrolífera são agentes comunitários, pessoas da população local, que recebem treinamento prévio da empresa para ocasiões em que forem necessários os serviços de limpeza.

No final de setembro, uma mancha de óleo foi identificada no litoral do Nordeste brasileiro. Até agora, sabe-se que mais de 120 praias foram atingidas, impactando 59 municípios e 8 Estados da Federação.

Em Sergipe, segundo os registros oficiais, já foram atingidas as praias de Mosqueiro e Atalaia em Aracaju; Praia do Pirambu, no município de Pirambu; Praia do Jatobá, da Barra, da Ponta dos Mangues, do Porto, Atalaia Nova e Praia da Costa, no município de Barra dos Coqueiros e Praia do Abaís, em Estância.

- ban livraria2019 - MPF pede que Ministério do Meio Ambiente tome providências sobre óleo em praias