Morto não fala? Cientistas recriam voz de múmia de 3 mil anos; ouça

Cientistas revelaram como era a voz de um religioso mumificado de três mil anos, graças a uma impressão em 3D de suas cordas vocais.A equipe conseguiu reproduzir um único som, que pode ser descrito como como algo entre as vogais nas palavras em inglês “bed” (cama) ou “bad” (mau). “O som que você ouve é…

morto-nao-fala?-cientistas-recriam-voz-de-mumia-de-3-mil-anos;-ouca  - 4aedf42d morto nao fala cientistas recriam voz de mumia de 3 mil anos ouca - Morto não fala? Cientistas recriam voz de múmia de 3 mil anos; ouça

Cientistas revelaram como era a voz de um religioso mumificado de três mil anos, graças a uma impressão em 3D de suas cordas vocais.

A equipe conseguiu reproduzir um único som, que pode ser descrito como como algo entre as vogais nas palavras em inglês “bed” (cama) ou “bad” (mau).

“O som que você ouve é o do trato vocal na posição em que ele está deitado no sarcófago”, disse Howard, professor de engenharia elétrica da Royal Holloway, da Universidade de Londres.

Ouça abaixo:

Howard já reproduziu a voz de pessoas, inclusive a própria, usando o mesmo método e afirma que os sons reproduzidos foram muito realistas.

Ainda assim, esta é a primeira vez que usam a técnica em restos humanos. O resultado foi divulgado na Scientific Reports.

Os cientistas escolheram a múmia de Nesyamun, localizado no Museu da Cidade de Leeds, no Reino Unido, porque o tecido macio dentro da garganta e do trato vocal estava intacto.

Os pesquisadores sintetizaram a voz do religioso imprimindo em 3D um modelo de sua via aérea e conectando-a a uma laringe eletrônica —caixa de voz artificial que fornece uma fonte de ruído.

Segundo os escritos no caixão de Nesyamun, ele foi um religioso egípcio que gostava de cantar e conversava com os deuses como parte de seus deveres.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com