Morte de presidente da Nintendo destaca os riscos de tipo raro de câncer

(SÃO PAULO) – Satoru Iwata, presidente da Nintendo, morreu no domingo de câncer no duto biliar, 13 meses depois de uma cirurgia para conter o crescimento do tumor. A piora rápida do executivo de 55 anos de idade reflete a dificuldade de prognósticos para pacientes com essa forma relativamente rara de câncer. O tumor normalmente…

morte-de-presidente-da-nintendo-destaca-os-riscos-de-tipo-raro-de-cancer  - morte de presidente da nintendo destaca os riscos de tipo raro de cancer - Morte de presidente da Nintendo destaca os riscos de tipo raro de câncer
Satoru Iwata - Bloomberg  - 18559 2 EL - Morte de presidente da Nintendo destaca os riscos de tipo raro de câncer

(SÃO PAULO) – Satoru Iwata, presidente da Nintendo, morreu no domingo de câncer no duto biliar, 13 meses depois de uma cirurgia para conter o crescimento do tumor.

A piora rápida do executivo de 55 anos de idade reflete a dificuldade de prognósticos para pacientes com essa forma relativamente rara de câncer. O tumor normalmente é agressivo, espalha-se rapidamente para outras partes do corpo e não possui muitas opções de tratamento, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer em Lyon, França.

Tumores originados nos dutos biliares – tubos que drenam a bile ao intestino delgado – são difíceis de tratar. As chances de sobrevivência dependem da localização e de quão avançado esta o tumor no momento em que é encontrado, disse Thomas J. Hugh, diretor de cirurgia gastrointestinal no Royal North Shore Hospital, em Sydney.

“A única coisa que pode dar uma chance de cura é remover com uma margem clara”, disse Hugh. “Qualquer quimioterapia pode diminui a velocidade, mas não curar. A ressecção é a melhor opção”.

Pacientes cujos tumores são encontrados cedo nos dutos dentro do fígado possuem uma chance de 15% de sobreviver à doença por ao menos cinco anos, de acordo com a Sociedade Americana de Oncologia Clínica. Se o câncer se espalhar aos gânglios linfáticos, a taxa de sobrevivência e de 6%, e essa taxa cai a 2% se o câncer se espalhar a uma parte distante do corpo.

Reportagem de Jason Gale

Traduzido por Paula Zogbi

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com