MEC inclui “respeito a diversidade” na formação de docente

O Ministério da Educação (MEC) incluiu no documento que pode dar base à formação de professores o que foi chamado de “respeito e promoção dos direito humanos” e a “valorização da diversidade”. As pautas genéricas e ideológicas abrem espaço para a intromissão – ainda maior – do Estado em questões que são de responsabilidade da…

mec-inclui-respeito-a-diversidade-na-formacao-de-docente mec inclui “respeito a diversidade” na formação de docente - mec inclui respeito a diversidade na formacao de docente - MEC inclui “respeito a diversidade” na formação de docente

O Ministério da Educação (MEC) incluiu no documento que pode dar base à formação de professores o que foi chamado de “respeito e promoção dos direito humanos” e a “valorização da diversidade”. As pautas genéricas e ideológicas abrem espaço para a intromissão – ainda maior – do Estado em questões que são de responsabilidade da família.

A pasta apresentou oficialmente a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para formação docente por meio de uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (13) em Brasília.

O documento seguirá para avaliação do Conselho Nacional de Educação (CNE) e se for aprovado poderá servir de referência para os currículos de cursos de licenciatura e pedagogia de todo o país.

A medida do MEC afronta o projeto Escola sem Partido, que visa combater a doutrinação ideológica em salas de aula. O projeto foi discutido em várias audiências públicas pelo país desde a sua formalização e conseguiu apoio de profissionais da educação, alunos e pais.

Mozart Neves Ramos, relator da comissão no CNE, defendeu a realização de encontros e oficinas de trabalho nas universidades e instituições de ensino que formam professores. “Vamos ter que chamar as universidades, porque são elas que formam [os docentes]”, disse. Mozart ainda afirmou que membros da comissão pretendem viajar a países que são referência na formação docente, como a Finlândia, para auxiliar na construção do documento que norteará a formação dos professores no Brasil.

Caso o documento seja aprovado pelo CNE, ele volta ao MEC para ser homologado pelo ministro.


mec inclui “respeito a diversidade” na formação de docente - ban rural post - MEC inclui “respeito a diversidade” na formação de docente
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com