Maia diz que ainda vai analisar mérito da CPI da Lava Jato: “Tem que ter fato determinado”

0
11
maia-diz-que-ainda-vai-analisar-merito-da-cpi-da-lava-jato:-“tem-que-ter-fato-determinado”

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que vai analisar o mérito da instauração da CPI da Lava Jato.


Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (16), Maia foi questionado sobre a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar irregularidades da Operação Lava Jato, depois que o The Intercept Brasil divulgou supostos diálogos do então juiz, Sergio Moro com membros da operação.

A oposição afirma que já conseguiu o número de assinaturas suficientes para instalar o colegiado. Rodrigo Maia disse que ainda não analisou o pedido. “Não vi ainda, tenho que ver o mérito. A CPI tem que ter fato determinado e é isso que precisa ser analisado nas próximas semanas”, ponderou Maia.

CPMF

Maia também declarou que a CPMF não será mais debatida no Congresso.  “Acabou esse assunto, da parte do Congresso sempre foi muito difícil. E da parte do governo, parece que também não tem mais interesse, como não tem interesse do Executivo e do Legislativo, as coisas não aparecem se não existir algum patrocinador da ideia”, declarou.

O parlamentar disse que a CPMF não deve voltar a ser discutida pelo Congresso, “já que o governo mostrou que não tem mais interesse no tema”.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro demitiu o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, que defendia o retorno da contribuição. “Paulo Guedes exonerou, a pedido, o chefe da Receita Federal por divergências no projeto da reforma tributária. A recriação da CPMF ou aumento da carga tributária estão fora da reforma tributária por determinação do Presidente”, explicou Bolsonaro.

- ban livraria2019 - Maia diz que ainda vai analisar mérito da CPI da Lava Jato: “Tem que ter fato determinado”