Liceu Coração de Jesus mostra como reutilizar materiais de anos anteriores e deixá-los novos para 2019

Passadas as festas de fim de ano, para quem tem crianças e adolescentes na família, já é hora de pensar nos gastos com material escolar! As listas são enormes e, para piorar, as lojas de artigos de papelaria aproveitam essa época para jogar o preço dos produtos lá em cima. Para quem tem mais de…

liceu-coracao-de-jesus-mostra-como-reutilizar-materiais-de-anos-anteriores-e-deixa-los-novos-para-2019  - liceu coracao de jesus mostra como reutilizar materiais de anos anteriores e deixa los novos para 2019 - Liceu Coração de Jesus mostra como reutilizar materiais de anos anteriores e deixá-los novos  para 2019

Passadas as festas de fim de ano, para quem tem crianças e adolescentes na família, já é hora de pensar nos gastos com material escolar! As listas são enormes e, para piorar, as lojas de artigos de papelaria aproveitam essa época para jogar o preço dos produtos lá em cima. Para quem tem mais de um filho o gasto pode pesar ainda mais no bolso. Para o coordenador pedagógico do ensino fundamental II e Ensino Médio do Liceu Coração de Jesus (SP), Fábio Aurélio de Moraes, essa pode ser uma excelente oportunidade para reaproveitar o material de forma sustentável, ensinar e aprender sobre o consumo consciente e a economizar.

“O consumismo é um produto de pós-modernidade. Nessa década de relações líquidas, os materiais são descartados sem consciência. Faz parte da filosofia do Liceu Coração de Jesus desenvolver o pensamento crítico sobre o uso consciente de recursos materiais para uma sociedade mais justa”, afirma o coordenador.
Cuidar do material ao longo do ano é primordial e esse já é um ótimo exercício para fazer com crianças e adolescentes. Esse é justamente o aspecto do uso consciente: comprar o que é preciso, sem a ideia de descarte, mas de reutilização ao máximo.

Atitudes simples como tampar canetas e colas, evitando, assim, o ressecamento; encapar cadernos e livros para proteger capas e torná-las mais reforçadas; transportar de forma adequada materiais de plástico ou acrílico, que podem quebrar facilmente, já ajudam bastante. Por exemplo, um estojo adequado poderá evitar que tesouras e compassos entortem ou percam peças e evita furos ou rasgos em outros materiais.

É certo que a as crianças preferem iniciar as aulas com material novo, mas com criatividade e ajuda da família é possível customizar alguns itens, incentivando a pratica de ações mais sustentáveis no dia a dia.

Confira algumas dicas:

Mochilas e estojos
Estes itens costumam ser os mais caros, por isso, antes de comprar, vale a pena tentar reaproveitar. Muitas vezes um reparo na costura pode ser resolvido em um sapateiro ou costureira. Para deixar com ar de novidade, botons, patches e chaveiros com temas preferidos podem fazer a diferença. O mesmo vale para os estojos, que depois de limpos e customizados podem parecer novos e exclusivos.

Cadernos
É muito comum encontrar cadernos dos quais só metade das folhas foram utilizadas. Nesse caso é só arrancar as folhas que foram riscadas e guardá-las em uma pasta, com o conteúdo que poderá ser útil no início das aulas. É possível, também, criar um novo caderno reutilizando uma das capas e também um dos espirais. Para customizar a capa basta utilizar folhas coloridas ou fitas de temas. Os adesivos também podem dar uma cara nova para pastas e fichários.

Lápis
Os lápis podem ser reaproveitados se não estiverem muito pequenos. Os descascados podem ser encapados com papel contact, fitas adesivas coloridas ou até adesivos de personagens.

Borrachas e outros itens do estojo

Esse é um material que dificilmente será usado até o final. Um pano com álcool poderá deixar a borracha novinha. Outros materiais, como régua, tesoura, compasso e apontador são pouco utilizados ao longo do ano e têm maior durabilidade.

- 195458 partnerId 1358 - Liceu Coração de Jesus mostra como reutilizar materiais de anos anteriores e deixá-los novos  para 2019

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com