Inflação para cima, Atividade Econômica para baixo. Bad news.

0
6
inflacao-para-cima-atividade-economica-para-baixo-bad-news.

Alimentação e bebidas puxam IPCA. Ainda tem a inflação das proteínas para vir. E uma possível recessão econômica. 

Por Guilherme Galvão Villani

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice de inflação oficial do país, fechou o mês de março em 0,75%.

O IPCA de março sofreu forte influência dos grupos Alimentação e bebidas (1,37%) e Transportes (1,44%). Juntos, estes dois grupos, que representam cerca de 43% das despesas das famílias, responderam por 80% do índice do mês, com impactos de 0,34 p.p. e 0,26 p.p., respectivamente.

A notícia é péssima mas esperada. Nos últimos 2 anos o grupo Alimentação e Bebidas quem manteve a inflação controlada.

- infla    o alimentos 300x188 - Inflação para cima, Atividade Econômica para baixo. Bad news.

O problema pode se agravar nos próximos meses devido a gripe suína africana que reduzirá em 18,8% a produção de suínos dos chineses. O impacto global é grande, pois a china produz 50% de carnes suínas do mundo. Passará a importar volumes muito maiores.

Se para as empresas de proteínas brasileiras como BRFoods, JBS, Minerva e Marfrig a notícia é boa, para o consumidor nem tanto.

A quebra da produção chinesa deve aumentar a demanda de proteínas brasileiras, não apenas a de carne suína. Na bolsa de valores, as ações das empresas dispararam recentemente, indicando que o aumento de preços será inevitável.

A moeda brasileira ainda continua desvalorizada frente ao dólar americano, em parte por conta do atraso na votação da Reforma da Previdência. A valorização do Real poderia ajudar a inflação se comportar, mas ainda não há indicação que um fluxo grande de divisas (investimentos) inundará o Brasil.

Para piorar o quadro econômico do brasileiro, a economia não dá sinais de melhora, ao contrário, há indicativos que estamos a caminho de uma  recessão caso a situação permaneça pelos próximos trimestres.

- 57503456 3189315614427148 7268320232433778688 o 300x113 - Inflação para cima, Atividade Econômica para baixo. Bad news.

Infelizmente a previsão do contabilista Stephen Kanitz – e publicada neste site há três meses – se concretizou. Seus alertas não chegaram a Brasília e o pior pode acontecer. Hoje o Prof. Kanitz voltou a profetizar:

- kanitz 300x291 - Inflação para cima, Atividade Econômica para baixo. Bad news.

Paulo Guedes e sua equipe podem ser de excelente caráter e índole mas se não ouvirem outros profissionais – especialmente os administradores e empresários – farão a política econômica do desastre: Inflação com Recessão.

E, caso demitidos, não poderão colocar a culpa exclusivamente no Congresso. Eles também contribuíram e foram devidamente avisados.

Fontes:

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/24183-ipca-foi-de-0-75-em-marco-de-2019

https://www.agriculture.com/markets/newswire/china-march-pig-herd-falls-188-pct-yy-hit-by-african-swine-fever

https://www.facebook.com/stephen.kanitz

- ban livraria2019 - Inflação para cima, Atividade Econômica para baixo. Bad news.