Imagens do nascer da “Superlua” por trás da serra

A Lua Cheia no perigeu nascendo por trás da serra em São João da Boa Vista, SP, BR. Fiz um bate e volta em Poços de Caldas, MG. Quando saí daqui de São João da Boa Vista, SP, por volta das 15 h, chovia e o céu estava completamente fechado.Mas, para a minha grata surpresa,…

imagens-do-nascer-da-“superlua”-por-tras-da-serra  - b063230a imagens do nascer da superlua por tras da serra - Imagens do nascer da “Superlua” por trás da serra

- SupoerLua nascer 9mar2020 - Imagens do nascer da “Superlua” por trás da serra

A Lua Cheia no perigeu nascendo por trás da serra em São João da Boa Vista, SP, BR.

Fiz um bate e volta em Poços de Caldas, MG. Quando saí daqui de São João da Boa Vista, SP, por volta das 15 h, chovia e o céu estava completamente fechado.

Mas, para a minha grata surpresa, quando voltei, pouco depois das 18 h, o céu estava limpo. Deu para acompanhar de camarote o nascer da Lua Cheia que hoje está mais perto da Terra e, portanto, um pouco maior e bem mais brilhante do que a média.

Muitos chamam este fenômeno de “Superlua”. O nome correto é Lua Cheia no perigeu. Para saber mais, veja o post anterior.

Confira, abaixo, mais imagens deste incrível nascer da Lua. Abra as fotos noutra janela, em tamanho maior, para ver os detalhes. Note com a Lua nasceu bem amarelada desta vez!

- Superlua 9mar2020 01 - Imagens do nascer da “Superlua” por trás da serra

Por comparação com as árvores no topo da serra, a Lua Cheia parecia enorme!

- Superlua 9mar2020 02 - Imagens do nascer da “Superlua” por trás da serra

Lua Cheia no perigeu: um farol amarelado sobre as luzes amarelas do meu bairro.

A luz amarelada da Lua Cheia próxima do horizonte combinou com o tom amarelado das luzes de vapor de mercúrio do meu bairro. E eu adoro este luar intenso desenhando o perfil da serra!

- Superlua 9mar2020 03 - Imagens do nascer da “Superlua” por trás da serra

Registro com exposição maior (4 s) para dar uma ideia do farol e do efeito do luar “turbinado” na serra!

- Superlua 9mar2020 04 - Imagens do nascer da “Superlua” por trás da serra

Um pouco mais alta no céu, menos amarelada. Mais tarde, longe do horizonte, ela vai ficar “prateada” como sempre.

Todas as imagens deste post foram feitas com a minha Sony HX100V fixa em tripé. Comprei esta câmera em Paris em julho de 2011. Ela já está velhinha. Mas ainda faz um serviço honesto com seu zoom óptico de 30X e e 16 megapíxels de resolução com a possibilidade de controle de ISO, exposição, abertura, e velocidade de obturação.  Ela foi escolhida a dedo, na época, para fazer este tipo de imagem do céu. Hoje sonho com câmeras superzoom mais modernas. Mas ainda me divirto bastante com esta HX!

E você? Está vendo a “Superlua” também? Deixe comentários com a sua impressão sobre esta incrível Lua Cheia “turbinada”!

Abraço do prof. Dulcidio! E Física (e Astronomia) na veia!

- FNV PISCADINHA - Imagens do nascer da “Superlua” por trás da serra

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com