Historiador medievalista lança livro e sofre censura nas universidades brasileiras

0
35
historiador-medievalista-lanca-livro-e-sofre-censura-nas-universidades-brasileiras

Em entrevista exclusiva ao Terça Livre, o Prof. Dr. Ricardo da Costa, medievalista da UFES, dono de um currículo notável e assessor da presidência na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), falou sobre o lançamento do livro Visões da Idade Média, que marca a trajetória dele com dedicação, sofrimento, perseguição e muita realização.

O historiador nos contou sobre a perseguição que sofre no meio acadêmico, iniciada no momento que se afirmou como um homem de direita, conservador e cristão. Ele nos revelou a existência de uma “lista negra” extra-oficial de professores acadêmicos que existe nas universidades brasileiras, narrou seu ingresso no movimento Docentes pela Liberdade e o quanto aumentou a guerra após assumir um cargo no governo Bolsonaro.

Por fim, Ricardo nos falou sobre seu novo livro, chamado Visões da Idade Média, lançado pela Editora Armada, que deve fazer muito barulho no ambiente acadêmico brasileiro em breve, por preencher uma lacuna importante da história que hoje é tratada com preconceito: a idade medieval, sobre a qual nada pode-se dizer sem punição de alguma natureza.

O livro é dividido em quatro seções: História, Literatura, Filosofia e Artes, , propositalmente, para narrar também a carreira dele, que segue precisamente a mesma ordem. Há ainda um artigo inédito sobre a Inquisição escrito em parceria com o Dr. Milton Gustavo Vasconcelos.

O curriculum do medievalista conta com 26 obras publicadas (algumas em diversos volumes), 137 artigos escritos, 43 entrevistas para TV e palestras, 60 traduções de textos antigos e medievais, além de uma longa formação acadêmica.

No atual governo Bolsonaro foi assessor especial do ministro Ricardo Vélez, assessor do MEC do ministro Weintraub e por ele enviado para a CAPES para trabalhar para seu presidente. Assessor da presidência da CAPES há um mês.

Não há como falar de história medieval neste país, sem falar de Ricardo da Costa.

A trajetória dele pode ser consultada na Wikipedia (em português, espanhol e catalão), na Plataforma Lattes e em seu próprio site ricardocosta.com.

O livro Visões da Idade Média pode ser comprado clicando aqui.

Confira

- ban livraria2019 - Historiador medievalista lança livro e sofre censura nas universidades brasileiras