Grupo de deputados quer CPI para investigar conduta de Moro na Lava Jato

0
9
grupo-de-deputados-quer-cpi-para-investigar-conduta-de-moro-na-lava-jato

Um grupo de deputados quer a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a conduta de Sergio Moro enquanto juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, e responsável pelos processos da Lava Jato.


A CPI deverá ser composta por 31 deputados titulares e igual número de suplentes, para investigar no prazo de até 120 dias a suposta articulação entre os membros da Procuradoria da República no Paraná e Sergio Moro, com base nos vazamentos do The Intercept.

O foco da investigação será, de acordo com o requerimento:

– As mensagens trocadas entre o então Juiz Sergio Moro e os Procuradores da República no Paraná;

– O provável conluio entre as autoridades supracitadas, o que pode ter acarretado processos corrompidos em termos de violações a garantias fundamentais e à negativa de direitos.


– A existência de autoridade tentando usar a estrutura do Poder Judiciário em proveito próprio e para fins políticos.



– A configuração dos seguintes crimes: fraude processual, prevaricação, advocacia administrativa e abuso de

autoridade.

O texto do requerimento também aponta que “as questões reveladas são de uma gravidade ímpar. Se houve, de fato, comunhão entre o Poder Judiciário e Ministério Público, constata-se violência contra o Estado Democrático de Direito e os princípios constitucionais”.

Assinam o pedido os deputados:

André Figueiredo (PDT); Alessandro Molon (Rede); Daniel Almeida (PC do B); Ivan Valente (PSOL); Jandira Feghali (PC do B); Orlando Silva (PC do B); Paulo Pimenta (PT) e Tadeu Alencar (PSB).

- ban livraria2019 - Grupo de deputados quer CPI para investigar conduta de Moro na Lava Jato