Google pretende revelar data de lançamento e preço do Stadia em breve

0
41
google-pretende-revelar-data-de-lancamento-e-preco-do-stadia-em-breve

Faz quase dois meses que a Google mostrou pela primeira vez o Stadia, um serviço que permitirá jogar em 4k60fps sem a necessidade de um computador caro e potente. Felizmente, finalmente teremos mais informações; a Google anunciou ontem, dia 24 de maio, que vai revelar a data de lançamento do Stadia, junto com os jogos que estarão disponíveis na plataforma e os preços do serviço neste inverno (verão estadunidense). A empresa não disse quando isso acontecerá; mas, é provável que seja na E3 deste ano, que começa no dia 11 de junho.

O Stadia vem com uma promessa audaciosa de streaming de jogos que pode revolucionar o desenvolvimento e consumo de games — claro que também pode ser um desastre. Até agora, dois jogos foram mostrados: Assassin’s Creed Odyssey e Doom Eternal, ambos rodando a 4k60fps. A Google também conseguiu parcerias para usar a Unreal Engine e a Unity, dois dos motores gráficos mais comuns do mercado, e fundou uma desenvolvedora própria, a Stadia Games and Entertainment, que focará em jogos para a plataforma.

A conexão necessária para usar o serviço é de, no mínimo, 25 MBps — o que pode ser um problema no Brasil. A Digital Foundry, empresa especializada em serviços de internet e Ti, realizou testes entre os diferentes serviços de streaming disponíveis hoje, junto com o Stadia durante o beta, e, apesar do serviço da Google ter o melhor desempenho, conexões inferiores à recomendada apresentam latências consideráveis — nada melhor do que um bom lag no seu jogo single-player.

A Google também informou que o serviço estará disponível em diferentes plataformas, como celulares e tablets. As futuras informações que estarão disponíveis “em breve” terão que esclarecer como jogos de plataformas tradicionais, como os Assassin’s Creeds, funcionarão em pequenas telas. Muitos games não são otimizados para esses displays e certos elementos gráficos podem ficar confusos e desproporcionais.

Você pode ler mais sobre o Stadia neste texto que detalhou todas as informações disponíveis até agora. O Stadia tem muitos detalhes e possíveis problemas que ainda não foram esclarecidos. Você acha que o Stadia tem potencial para se estabelecer no mercado de games ou será apenas outra ideia mal implementada?