[GameSir Z1 Gaming Keypad] Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

0
138
gamesir-z1-gaming-keypad-extremamente-interessante-e-muito-mais-complexo-do-que-parece

O GameSir Z1 é um gaming keypad, um teclado feito especificamente para jogos com tamanho reduzido, possuindo as principais teclas utilizadas por alguns games e sendo 100% configurável.

Conceitos como gaming keypads não são nenhuma novidade, o Belkin Nostromo foi o primeiro e foi lançado em 2003, sendo que o projeto foi posteriormente adquirido pela Razer, mas o que realmente diferencia o GameSir Z1 de outros keypads é a compatibilidade que ele possui com jogos de Android e iOS (embora a compatibilidade com iOS seja pior).

- gamesir z1 cima - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

O GameSir Z1 possui uma entrada USB na sua lateral e se conectarmos um mouse a ela e o GameSir Z1 via Bluetooth, podemos utilizar teclado e mouse em dispositivos Android ou iOS, algo que maioria de seus concorrentes não fazem.

- gamesir z1 usb - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Não estamos aqui para conversar sobre a questão ética da vantagem que jogadores utilizando teclado e mouse possuem sobre jogadores na tela touch-screen, deixamos esta discussão para os nosso comentários.

É ilegal em jogos no Smartphone? Em muitos, sim. Em outros, não. Vai dar ban? Talvez, tudo depende a forma como o aplicativo irá funcionar, no iOS é utilizado versões modificadas de jogos, o que é uma bela receita para ban. No Android, são utilizados dois sistemas diferentes para criar a simulação da tela touch-screen, sendo um pouco mais difícil de detectar.

Discutir a questão ética não é o foco da análise, é saber se ele realmente é bem feito, como são as configurações dele e se proporciona alguma vantagem, seja no Android ou no PC. Vamos lá então.

Construção

O GameSir Z1 possui uma construção bastante sólida. Plástico ABS de boa qualidade em maior parte de sua construção e uma base de alumínio na parte do descanso para punho, além de pés de borracha bastante grandes, fazendo com que o teclado fique fixo no lugar desde que esteja em uma superfície adequada.

- gamesir z1 baixo - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Um detalhe curioso e que alguns podem não gostar, é que este teclado possui um numérico deslocado. A ideia por trás deste “numérico deslocado”, é que você empurrar seus dedos um pouco para cima do WASD, eles já estejam em cima do 123, facilitando então para pressionar esses números.

- gamesir z1 teclas - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Resultado? Faz sentido na teoria, mas na prática é confuso, atrapalha um pouco no início, mas acostuma depois.

Porém, o fato da GameSir já ter abandonado essa ideia em outros produtos mais recentes que o GameSir Z1, mostram que a maioria do público não gostou dessa ideia.

- gamesir z1 vx2 - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

A barra de espaço é esta peça “prata”, é muito fácil pressionar ela e vejo que alguns jogadores irão gostar muito de seu tamanho e formato, já que ela deixa seu dedão repousando sob ela. Embaixo dela, é apenas uma tecla normal de teclado mecânico.

- gamesir z1 espaco2 - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece
- gamesir z1 espaco - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Na lateral esquerda, temos as teclas de macro, as quais são teclas de membrana, são um tanto quanto “frouxas” e não possuem uma boa resposta, mas como são teclas que não serão pressionadas o tempo todo, sem problemas.

- gamesir z1 teclasmacros - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Já quanto às keycaps, o GameSir Z1 utiliza keycaps PBT Double-Shot chinesas, as mesmas que são vistas em diversos outros teclados mecânicos baratos da China.

A princípio, são keycaps que não apresentaram desgaste com o tempo devido ao método Double-Shot. Além disto, o GameSir Z1 também possui WASD texturizado, algo que pode agradar alguns e desagradar outros.

Chegando ao item principal de teclados mecânicos, temos switches da Kailh ou Cherry. O GameSir Z1 é vendido em duas variantes, com Kailh Blue ou Cherry MX Red.

 - gamesir z1 switches - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

A versão com Cherry MX Red custa 10 dólares a mais que a versão com Kailh Blue. Vale a diferença? Na minha opinião, não. A menos que você não goste de switches Blue, a Kailh Blue é um switch de boa qualidade e 10 dólares de diferença para colocar um switch que não é muito superior em apenas 29 teclas é um pouco exagerado.

Enfim, a construção do GameSir Z1 é muito bem feita. Uma carcaça feita com plástico de boa qualidade, keycaps de ótima qualidade e switches de alta qualidade (seja Cherry ou Kailh).

Adicione a isto iluminação RGB, compatibilidade via Bluetooth com dispositivos Android ou Windows via cabo USB, uma bateria de 2.000 mAh (infelizmente não sei quantas horas ela pode durar, mas é uma bateria maior do que maioria dos teclados Bluetooth que já analisei) e temos um keypad extremamente bem construído.

Utilização no Windows

Não há muito o que se falar sobre a utilização deste keypad no Windows, pois aqui ele age apenas como um teclado mecânico compacto com um apoio para punho bem grande.

Infelizmente alguns dos recursos do GameSir Z1 não são compatíveis com computadores. Não é possível utilizar ele sem fio em PCs e também não é possível utilizar a entrada USB do mouse, então o GameSir Z1 não possui nenhuma “vantagem” em cima de seu irmão GameSir GK100 quando se trata de uso em PCs.

O GameSir Z1 é um keypad com foco para jogos de Battle Royale, fato demonstrado pela seleção das teclas que ele possui, incluindo o B (normalmente seletor de tiro) e a tecla M (mapa). E claro, ele também se dá bem com qualquer jogo de FPS. Quanto a outros estilos de jogos, vai depender muito de como é o gameplay do jogo, quais teclas são utilizadas… É difícil dizer se ele vai “prestar para MMORPG”, depende muito o jogo e a sua adaptação a ele.

- gamesir z1 teclas - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

“Ah, mas cadê as teclas 6, 7, 8 e 9 que alguns jogos usam para ferramentas e itens de cura?”

Para isso existem as teclas de macros na lateral.

A “vantagem” de um keypad destes, é a questão do espaço ocupado e também o apoio para punho. Devido ao seu tamanho reduzido, a distância entre o teclado e o mouse é menor, o que causa uma menor força exercida no seu ombro, conforme já foi provado por este estudo da Universidade de Cornell:

- gamesir z1 tamanho - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Combinemos isso com o conforto do apoio para punho e temos aqui algo que para o público casual e para quem não passa o dia todo jogando, pode parecer inútil, mas para quem joga 5-10 horas diariamente, pode fazer toda a diferença. O diferencial de um “keypad” não é ser “melhor”, é ser mais confortável.

Outra vantagem, é que todas as teclas são configuráveis, logo você pode também utilizar ele como um “macropad” para controlar funções de programas como o OBS.

Chegando ao software para PCs, o G-Core é aparentemente simples, mas possui alguns recursos interessantes, tudo fica salvo na memória interna e as macros que você fizer no PC, também funcionam no Android.

OK, mas e quanto à utilização na prática? É bom? Precisa configurar algo?

É bom, simples assim. Sobre configurar, depende o jogo, precisei configurar os botões das laterais para os números 6, 7, 8 e 9 para jogar Ring of Elysium, mas no caso do Apex Legends por exemplo, não precisei configurar nada e o keypad foi muito bom para jogar, embora não espere que ele apresente um “melhor desempenho” que outros teclados pois senão você irá se decepcionar.

- gamesir z1 apex - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

O que você terá com o GameSir Z1 e com outros keypads similares, é um maior conforto e um alto nível de customização, não “teclas mais rápidas” ou algo do tipo.

Utilização no Android

Antes de tudo, eu recomendo atualizar o seu GameSir Z1, baixando o GameSir G-Crux na página da marca, conectando o GameSir Z1 via Bluetooth no seu celular e depois apertando o botão referente a ele:

- gamesir z1 gcrux - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Através do G-Crux também é possível trocar as funções dos botões e configurar a sensibilidade do mouse, mas não é possível trocar as cores da iluminação.

- gamesir z1 gcrux2 - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Diferente do que possa parecer, o GameSir Z1 não é reconhecido como “teclado e mousepelo seu celular. Ele é reconhecido como se fosse um “controle“, não é possível usar ele em jogos que possuam suporte oficial para teclado e mouse “normais” e nem utilizar ele para navegar os menus do Android.

O GameSir Z1 não é reconhecido como “teclado e mouse” pelo Android e sim como um “controle”

Sem o software, o GameSir Z1 é inútil no Android.

O software necessário para utilizar este keypad, GameSir World, é o mesmo entre todos os dispositivos para Android da GameSir, então considerem todos estes pontos válidos também para gamepads e keypads compatíveis, tal como o keypad Gamesir Z2, o controle GameSir G5 e também o adaptador GameSir X1 BattleDock.

- gamesir z1 gamesir1 - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Recomendo que ignorem os jogos que aparecem na interface do GameSir World, maioria está desatualizado, muitos jogos não aparecem na lista, etc…

Eu poderia, assim como outras análises já fizeram, atacar o GameSir World pelas permissões excessivas (todas que vocês puderem imaginar) e pela própria Google já considerar o software como um malware, tendo removido ele da Play Store, avisando ser um “software nocivo” ao tentar instalar, bloqueando o download do APK no Google Chrome e também enviando avisos constantemente através da Play Store, mas não estou aqui para isso.

- gamesir z1 virus - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Acho importante mencionar, mas não é o foco discutir se o GameSir World realmente é nocivo para seu celular ou não.

Antes de começarmos, existem duas maneiras pelas quais o GameSir World pode funcionar com jogos: através do G-Engine (simulação de touch via software) ou via Mapping (simulação de touch via hardware).

- gamesir z1 gamesir3 - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

E qual a diferença?

  • G-Engine: Keypad > Software > Comandos na Tela
  • Mapping: Keypad > Comandos na Tela

Resumidamente, G-Engine é a forma fácil, mas que é detectável e não funciona em alguns jogos. Mapping é a forma um pouco complicada de configurar a primeira vez e vem desativada por padrão, mas funciona em tudo o que testamos.

Se tentarmos abrir o Free Fire usando o G-Engine por exemplo, o próprio jogo se fecha sozinho, enquanto que se tentarmos abrir o PUBG Mobile, temos este aviso, sendo que o próprio GameSir World impede o jogo de ser inicializado:

- gamesir z1 pubg - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Qual é a solução? Usar a segunda opção do software, o Mapping! Aliás, para maioria dos casos esta é a melhor opção.

E como então podemos ativar ela? Bom, infelizmente os tutoriais da GameSir são horríveis e muitos dos tutoriais da Internet mostram apenas o G-Engine, mas para ativar a função de Mapping, precisamos primeiro Ativar a Depuração USB do seu celular (procure no Google como fazer isso):

- gamesir z1 developer - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Agora que o seu celular estiver com o Depuramento USB ativo, conecte o GameSir Z1 via Bluetooth no seu celular, abra o GameSir World e em seguida conecte o seu celular usando o cabo que você usa para recarregar ele, na porta USB onde é conectado o mouse.

- gamesir z1 depuramento2 - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Assim que você conectar o GameSir Z1 no seu celular, ele irá pedir autorização (como consta na imagem) e ao autorizar, a opção de Mapping será desbloqueada no GameSir World e você poderá retirar o cabo do celular. O mesmo método vale para outros aparelhos da marca para ativar o Mapping.

- gamesir z1 janela2 - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Agora que temos o GameSir Z1 funcionando corretamente, podemos abrir os jogos. “É só abrir e sai funcionando?”, em alguns jogos sim, mas na maioria dos casos não.

Ao abrir jogos, você verá um símbolo de um “pequeno controle”, através do qual temos acesso ao menu de configurações:

- gamesir z1 config - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Cada um destes balões com “Interrogação” (?) pode ser customizado para que a tecla referente a este balão, pressione a área, segure a área por X segundos, faça um gesto e há até opções para macros, para que outros botões configurados sejam pressionados em sequência (o que pode ser interessante para “construir torres” em jogos como o Creative Destruction, clone do Fortnite).

- gamesir z1 macros - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece
- gamesir z1 macros2 - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Ao selecionar o balão com “Duas Interrogações”, é possível configurar a ação de uma combinação de teclas. Desta forma, você pode, por exemplo, configurar para que CTRL W ligue ou desligue o microfone. Esse sistema de “combinação” acaba aumentando drasticamente o número de “teclas possíveis” que o GameSir Z1 possui.

Também, é possível ajustar o tamanho dos botões, colocar a área do WASD, área de mira e também configurar cada uma destas funções, limitando a área de mira (o que é necessário fazer, caso contrário a precisão fica horrível), diminuindo a sensibilidade do mouse, a sensibilidade da própria câmera, etc…

- gamesir z1 ajustes1 - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece
- gamesir z1 ajustes2 - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Mas, a forma realmente “fácil” de fazer tudo isso, é na verdade utilizando os perfis pré-prontos que são disponibilizados por outros usuários. No caso, é possível ver qual o celular usado e também quantos “likes” o perfil ganhou.

- gamesir z1 prepronto - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Não esperem que nenhum destes perfis esteja “100%” para seu celular, pois além de fatores como diferentes resoluções fazerem os botões ficarem em posições incorretas, o que uma pessoa pode achar “bom para jogar”, você pode odiar. Para piorar ainda mais, estes perfis também são utilizados pelo GameSir X1, por isso vocês podem acabar baixando perfis com teclas que o GameSir Z1 não possui.

Então, o jeito mais “fácil” é baixar um perfil pré-pronto e ter calma para editar ele até que fique bom para o seu celular.

Mas, este não é o caso em todos os jogos, há jogos que possuem “configurações oficiais” da própria GameSir, neste caso o aplicativo adapta as configurações para o seu celular e você acaba com uma experiência bastante otimizada. Exemplos disso são o Dead Trigger e o PUBG Mobile:

- gamesir z1 pubg2 - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Foi simplesmente absurdo o quão bem o PUBG Mobile trabalhou em conjunto com o GameSir Z1, a experiência realmente foi próxima à de jogar no PC e muito superior a jogar na tela Touch-Screen. A única configuração que tive que fazer, foi diminuir a sensibilidade do mouse.

Em outros jogos, como o Creative Destruction por exemplo, maioria dos recursos funcionaram bem, mas por alguma razão o WASD faz movimentos tortos neste jogo, os outros botões funcionam bem depois de configurados, só realmente há esta peculiaridade e não sei se é por causa do meu celular ou se é algo do próprio jogo.

- gamesir z1 configpronta - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Já no Free Fire, por alguma razão ao clicar em algum botão, atirar ou fazer ações do tipo, o WASD para de funcionar, sendo necessário pressionar ele novamente. Por isso, não consegui “andar e atirar ao mesmo tempo” e não sei se é algo do meu celular ou por eu não ter configurado corretamente o software, mas no geral funcionou muito bem, embora tive que modificar bastante os perfis pré-prontos até ter algo adequado.

- gamesir z1 freefire - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

Enfim, como já falei no início da análise, não vou entrar na questão de ética, mas é extremamente claro a vantagem que um dispositivo como o GameSir Z1 proporciona sob jogar em um celular. Além de ser muito mais confortável, é possível fazer movimentos de forma mais rápida, mais precisa e também fazer ações complexas em pouquíssimo tempo.

Mas, embora eu consegui ganhar maioria das partidas de início (em parte por estes três jogos possuírem bots para jogadores com nível baixo), a partir do ponto que meu nível foi aumentando, foi possível ver mais pessoas utilizando o mesmo tipo de equipamento, outros possivelmente utilizando emuladores e talvez até alguns cheaters, então não ache que comprando um destes você “ganhará todas as partidas”, pois mais pessoas já tiveram a mesma ideia.

AVALIAÇÃO:

Construção

Recursos e Extras

Preço – US$ 60

Conclusão

É muito difícil “avaliar” o GameSir Z1, pois o quão “bom” ele é, depende muito de qual a finalidade que você quer dar para ele.

Como “teclado” (se é que posso chamar ele disso) em si, ele é bem feito. Switches de boa qualidade da Kailh ou então Cherry, melhores ainda. Keycaps Double-Shot chinesas genéricas, as quais são muito duráveis, um sistema de iluminação RGB com LEDs individuais por tecla, um apoio para punho confortável e uma construção sólida.

A bateria de 2000 mAh garante uma excelente duração e que a bateria do seu celular irá terminar muito antes da bateria do keypad. Adicione a isso o preço de US$ 60 (versão com switches Kailh, não é vantagem comprar o modelo Cherry, que é 10 dólares mais caro), o qual não é ruim considerando a vasta gama de recursos dele, e temos um keypad bastante interessante.

No computador, ele é muito bom, possuindo as principais teclas necessárias para jogos de Battle Royale ou FPS, um software de configurações poderoso e nenhuma necessidade de configurações adicionais para ser utilizado.

Infelizmente não é possível usar ele sem fio em PCs pois ele não é reconhecido desta maneira, o que é uma pena pois seria muito legal para quem quer jogar no sofá utilizar ele. Provavelmente o GameSir VX2 permite isso.

“Então ele é melhor do que um teclado normal para PCs?”

Depende! Ele proporcionará maior conforto do que maioria dos teclados comuns por possuir um apoio para punho, ser extremamente compacto e aproximar o teclado do mouse, reduzindo a força exercida no seu ombro.

O objetivo deste teclado e outros similares, é proporcionar maior conforto para pessoas que jogam por longos períodos. Para quem joga apenas casualmente e/ou precisa digitar muito no computador, não há necessidade deste ou de qualquer outro keypad.

“OK, mas e quanto ao Android?”

Utilizar ele no Android é mais complexo do que parece, leva um bom tempo até você criar ou adaptar as configurações pré-existentes para que funcionem bem no jogo, mas a diferença é brutal a partir do ponto que você conseguir configurar, ou então em jogos que possuem configurações oficiais da GameSir, como é o caso do PUBG Mobile.

Por bem ou por mal, é muito clara a vantagem que pessoas utilizando dispositivos como o GameSir Z1 e similares possuem sobre outros jogadores, você consegue fazer movimentos mais complexos, mais rápidos, tem acesso muito mais fácil a diferentes botões, a precisão devido à utilização do mouse é muito maior e ainda por cima há um melhor conforto em comparação com a tela Touch-Screen.

- gamesir z1 best - [GameSir Z1 Gaming Keypad]  Extremamente interessante e muito mais complexo do que parece

E se você quiser, você pode utilizar ele em conjunto com um mouse wireless e com um suporte para smartphones, para ter uma experiência ainda melhor e sem a presença de cabos.

“Cadê o iOS?!

Infelizmente eu não tenho um smartphone com iOS para testes, mas considerando os anúncios públicos da GameSir pedindo desculpas por milhares de usuários banidos no PUBG Mobile na plataforma, é difícil recomendar a compra deste ou de outros dispositivos similares para quem possui um dispositivo com iOS.

No iOS, o GameSir Z1 não trabalha utilizando o “Mapping” ou o “G-Engine“, ao invés disso você precisa instalar versões modificadas de jogos através do Happy Chick, o que é uma bela receita para ser banido pois basta o jogo em questão fazer uma análise da integridade da instalação para detectar algo errado.

Também, basta o jogo atualizar para o sistema deixar de funcionar, por isso que maior parte das reclamações presentes na página do Facebook da GameSir, são de usuários de dispositivos iOS.

Maior parte das reclamações na página da GameSir, são de usuários do iOS

E aí chegamos a um ponto chave desta análise, é possível detectar este keypad, especialmente no iOS ou utilizando a G-Engine. É possível que jogos não permitam que você utilize este tipo de equipamento e você acabe sendo penalizado, então utilize o GameSir Z1 sob sua própria conta e risco.

Nós do Adrenaline, não nos responsabilizamos pela utilização deste dispositivo, faça por sua própria conta e risco

Por bem ou por mal, teclados e mouses são muito utilizados em smartphones e também em consoles. A tendência que vejo, é que jogos já incluam suporte oficial para a utilização deste equipamento, como é o caso do PUBG Mobile China.

E a partir do momento que produtoras de jogos estão permitindo a utilização de um equipamento destes, será que ele continua sendo “ilegal”? Ou será que a solução não seria justamente oferecer suporte oficial e separar quem está utilizando este tipo de equipamento de outros jogadores, especialmente novatos?

Agradeço ao Leandro Souza Malaquias, que emprestou este GameSir Z1 para análise.

PRÓS

  • Construção bem feita
  • Keycaps Double-Shot
  • Software bastante completo para utilização em computadores
  • Software extremamente completo para utilização em dispositivos Android, com dois diferentes sistemas para compatibilidade, macros, combinações de botões, gestos…
  • Switches de alta qualidade Kailh Blue ou Cherry MX Red

CONTRAS

  • Compatibilidade com jogos do iOS se dá através de aplicativos modificados, o que é uma receita para problemas e bans
  • Entrada USB adicional e modo Wireless não funcionam em computadores
  • Manual incompleto, documentação confusa e enterrada no meio de outros periféricos da GameSir