[GameSir X1 BattleDock] Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

0
116
gamesir-x1-battledock-adaptador-que-permite-utilizar-teclado-e-mouse-em-jogos-do-android-e-ios

O GameSir X1 BattleDock é um adaptador que “supostamente” permite a utilização de teclados e mouses USB em jogos de Android ou iOS*, similar ao GameSir Z1 Gaming Keypad que já analisamos.


Embora existam jogos que realmente suportem teclado e mouse para estas duas plataformas, o que o GameSir X1 faz na verdade é “simular toques na tela touch”. Desta forma, jogos que antes não teriam suporte para teclado e mouse, através dele podem ser configurados para funcionarem com estes periféricos.

- gamesir x1 jogando1 - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Mas, isso parece ser bom demais para ser verdade, será que não há alguma “pegadinha” nisso? Como ele realmente opera? É fácil configurar? Funciona bem no Android? E no iOS? Quais os riscos em utilizar um aparelho destes? E realmente é bom? É o que veremos a seguir.

Construção

O GameSir X1 é feito com dois materiais, plástico e alumínio. A base e o suporte para celulares são feitas em plástico, com estas peças escuras sendo pedaços de borracha.

- gamesir x1 montado - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

A construção do GameSir X1 pode parecer ser inteiramente em metal devido à sua cor, mas apenas esta peça traseira responsável por suportar o seu celular é em alumínio, todas as outras são plástico:

- gamesir x1 aluminio - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Embora uma construção inteiramente em alumínio possa parecer “legal” para algumas pessoas, isto acrescentaria um peso desnecessário ao acessório e prejudicaria ele. É utilizado alumínio apenas onde realmente é necessário.

Há duas partes dobráveis na estrutura do GameSir X1, as partes onde há estas espécies de “parafusos”. Ao girar estes parafusos, pode-se mover a peça ou então fixar a peça para que ela não mude de posição e seu celular fique fixo.

- gamesir x1 parafuso - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Por dentro deste mecanismo, há apenas parafusos. Se você fizer força, é possível girar mesmo com o parafuso fixo, mas isto pode acabar danificando o seu GameSir X1:

- gamesir x1 parafusodentro - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Quanto à portabilidade, o GameSir X1 não é exatamente algo que você pode carregar no bolso, mas é fácil colocá-lo em mochilas, já que não é muito grande e pesa 276 gramas.

- gamesir x1 tamanho - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

O suporte para smartphones e tablets do GameSir X1 é bem diferente de outros suportes, pois em vez de tentar “encaixar” o seu celular ou tablet, ele simplesmente deixa ele repousado em cima e as borrachas escuras impedem que ele risque o seu celular/tablet:

- gamesir x1 suporte - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS
- gamesir x1 encaixe - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Isto também significa que quase qualquer celular e também tablets são compatíveis com ele e não há risco deste suporte pressionar os botões do seu aparelho, já que ele não faz força neles:

- gamesir x1 tablet - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

O GameSir X1 possui uma bateria interna de 3.000 mAh, o que garante a ele uma excelente duração, mesmo utilizando periféricos que consomem bastante energia. Além disso, ele também funciona como carregador de emergência (powerbank) se você conectar na USB com o logotipo de energia (USB 2), sendo possível recarregar o próprio celular (mas não enquanto você joga, já que há apenas duas USBs) ou outros dispositivos que você tenha através dele.

Para recarregar o GameSir X1, basta conectar ele a um cabo micro-USB na sua parte frontal.

- gamesir x1 usbs - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS
- gamesir x1 microusb - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Nos nossos testes, utilizamos um Ducky One 2 Mini e um Cougar Revenger com iluminação desligada e foi possível jogar por uma semana inteira sem recarregar, embora o consumo de energia seja sempre referente ao quanto seus periféricos consomem, então se você quer que a bateria dure bastante, desligue qualquer LED do seu teclado e mouse.

Não é possível dizer “quantas horas a bateria do GameSir X1 dura” pois isso depende do consumo de energia dos periféricos, um teclado de membrana e um mouse “comum” com baixo consumo de energia talvez façam ele durar quase um mês. Já no caso de ligarmos um teclado como o HyperX Alloy FPS RGB com seus LEDs no máximo e um mouse como o Motospeed V70 da mesma forma, talvez ela dure por apenas alguns dias.

- gamesir x1 jogando1 - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Algo estranho que ocorreu nos nossos testes, é que os mouses Roccat Kone Pure Owl-Eye e o Microsoft Pro Intellimouse não funcionaram com este aparelho. Já outros mouses como o Cougar Revenger, Logitech G602, Motospeed V70, GFallen Lobo, Logitech M90 e vários outros não tiveram problema algum.

Teorizo que este problema de incompatibilidade tenha a ver com a controladora USB destes dois mouses que falharam, talvez seja alguma incompatibilidade já que estes são os dois dos mouses mais “recentes” da minha coleção. Segundo a pessoa de quem comprei este adaptador usado, ele também falhou com um teclado de membrana barato que ele tinha, mas nos meus testes não falhou com nenhum e nem com qualquer teclado mecânico que testei nele.

O GameSir X1 pode apresentar incompatibilidade com alguns periféricos, mas é raro

Não consegui isolar a causa do problema, mas parece que há uma incompatibilidade do GameSir X1 com alguns periféricos, embora sejam poucos.

Como podem ter notado na imagem acima, devido ao fato das USBs estarem na direita do adaptador, o GameSir X1 pode atrapalhar para alguns usuários destros utilizarem com um teclado e mouse, já que os cabos e conectores acabam invadindo o mousepad.

Uma forma que achei para remediar este problema, é girar o adaptador e o suporte, colocando ele de “cabeça para baixo”. Por incrível que pareça, ele funciona, e bem, desta forma:

- gamesir x1 transformer - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

E por último, a parte inferior do GameSir X1, onde há estes enormes pés de borracha que deixam ele bastante firme na superfície onde você colocar ele:

- gamesir x1 baixo - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

A construção do GameSir X1 é bem feita, o suporte para celulares/tablets foi bem planejado pois suporta uma grande quantia de aparelhos, mesmo que infelizmente não deixe seu celular “firme” em cima dele. O acabamento é bem feito, é utilizado alumínio apenas onde realmente é necessário, a bateria de 3.000 mAh é muito bem-vinda e o fato de operar com powerbank é um excelente extra.

Mesmo assim, suas USBs poderiam estar posicionadas na esquerda do aparelho, onde atrapalhariam menos a utilização do mouse por usuários destros, que são a maioria.

Utilização no Android

Para quem já leu a análise do GameSir Z1, pode pular este segmento pois o GameSir X1 utiliza o mesmo software e há apenas algumas pequenas diferenças entre ambos.

Antes de tudo, eu recomendo atualizar o seu GameSir X1, baixando o GameSir G-Crux na página da marca, conectando o GameSir X1 via Bluetooth no seu celular e depois apertando o botão referente a ele:

- gamesir z1 gcrux - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Através do G-Crux é possível escolher quais teclas poderão ser utilizadas no software e também a sensibilidade do mouse.

- gamesir z1 gcrux2 - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Diferente do que possa parecer, o GameSir X1 não é reconhecido como “teclado e mousepelo seu celular. Ele é reconhecido como se fosse um “controle“, não é possível usar ele em jogos que possuam suporte oficial para teclado e mouse “normais” e nem utilizar ele para navegar os menus do Android.

O GameSir X1 não é reconhecido como “teclado e mouse” pelo Android e sim como um “controle”

Sem o software, o GameSir X1 é inútil no Android.

O software necessário para utilizar o GameSir X1, GameSir World, é o mesmo entre todos os dispositivos para Android da GameSir, então considerem todos estes pontos válidos também para gamepads e keypads compatíveis, tal como o keypad Gamesir Z2, o controle GameSir G5 e também o GameSir Z1, o qual já fizemos análise.

- gamesir z1 gamesir1 - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Recomendo que ignorem os jogos que aparecem na interface do GameSir World, maioria está desatualizado, muitos jogos não aparecem na lista, etc…

Eu poderia, assim como já fizeram em outras análises, atacar o GameSir World pelas permissões excessivas (todas que vocês puderem imaginar) e pela própria Google já considerar o software como um malware, tendo removido ele da Play Store, avisando ser um “software nocivo” ao tentar instalar, bloqueando o download do APK no Google Chrome e também enviando avisos constantemente através da Play Store, mas não estou aqui para isso.

- gamesir z1 virus - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Acho importante mencionar, mas não é o foco discutir se o GameSir World realmente é nocivo para seu celular ou não.

Antes de começarmos, existem duas maneiras pelas quais o GameSir World pode funcionar com jogos: através do G-Engine (simulação de touch via software) ou via Mapping (simulação de touch via hardware).

- gamesir z1 gamesir3 - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

E qual a diferença?

  • G-Engine: Keypad > Software > Comandos na Tela
  • Mapping: Keypad > Comandos na Tela

Resumidamente, G-Engine é a forma fácil, mas que é detectável e não funciona em alguns jogos. Mapping é a forma um pouco complicada de configurar a primeira vez e vem desativada por padrão, mas funciona em tudo o que testamos.

Se tentarmos abrir o Free Fire usando o G-Engine por exemplo, o próprio jogo fecha sozinho, se tentarmos abrir o PUBG Mobile, temos este aviso, sendo que o próprio GameSir World impede o jogo de ser inicializado:

- gamesir z1 pubg - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Qual é a solução? Usar a segunda opção do software, o Mapping! Aliás, para maioria dos casos esta é a melhor opção.

E como então podemos ativar ela? Bom, primeiro precisamos primeiro Ativar a Depuração USB do seu celular (procure no Google como fazer isso):

- gamesir z1 developer - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Agora que o seu celular estiver com o Depuramento USB ativo, conecte o GameSir X1 via Bluetooth no seu celular, abra o GameSir World e em seguida conecte o seu celular usando o cabo que você usa para recarregar ele, em qualquer uma das suas USBs laterais:

- gamesir x1 configcelular - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Assim que você conectar o GameSir X1 no seu celular, ele irá pedir autorização (como consta na imagem) e ao autorizar, a opção de Mapping será desbloqueada no GameSir World e você poderá retirar o cabo do celular. O mesmo método vale para outros aparelhos da marca para ativar o Mapping.

Agora que temos o GameSir X1 funcionando corretamente, podemos abrir os jogos. “É só abrir e sai funcionando?”, em alguns jogos sim, mas na maioria dos casos não.

Ao abrir jogos, você verá um símbolo de um “pequeno controle”, através do qual temos acesso ao menu de configurações:

- gamesir z1 config - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Cada um destes balões com “Interrogação” (?) pode ser customizado para que a tecla referente a este balão, pressione a área, segure a área por X segundos, faça um gesto e há até opções para macros, para que outros botões configurados sejam pressionados em sequência (o que pode ser interessante para “construir torres” em jogos como o Creative Destruction, clone do Fortnite).

- gamesir z1 macros - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS
- gamesir z1 macros2 - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Ao selecionar o balão com “Duas Interrogações”, é possível configurar a ação de uma combinação de teclas. Desta forma, você pode, por exemplo, configurar para que CTRL W ligue ou desligue o microfone. Esse sistema de “combinação” acaba aumentando drasticamente o número de “teclas possíveis”.

- gamesir x1 combo - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS
- gamesir x1 combo2 - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Então, você não precisa colocar macros para teclas muito distantes, pode simplesmente colocar para que “ALT Qualquer tecla”, tenha uma função diferente caso você precise de teclas adicionais.

Também, é possível ajustar o tamanho dos botões, colocar a área do WASD, área de mira e também configurar cada uma destas funções, limitando a área de mira (o que é necessário fazer, caso contrário a precisão fica horrível), diminuindo a sensibilidade do mouse, a sensibilidade da própria câmera, etc…

- gamesir z1 ajustes1 - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS
- gamesir z1 ajustes2 - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Mas, a forma realmente “fácil” de fazer tudo isso, é na verdade utilizando os perfis pré-prontos que são disponibilizados por outros usuários. No caso, é possível ver qual o celular usado e também quantos “likes” o perfil ganhou.

- gamesir z1 prepronto - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Não esperem que nenhum destes perfis esteja “100%” para seu celular, pois além de fatores como diferentes resoluções fazerem os botões ficarem em posições incorretas, o que uma pessoa pode achar “bom para jogar”, você pode odiar.

Então, o jeito mais “fácil” é baixar um perfil pré-pronto e ter calma para editar ele até que fique bom para o seu celular.

Mas, este não é o caso em todos os jogos, há jogos que possuem “configurações oficiais” da própria GameSir, neste caso o aplicativo adapta as configurações para o seu celular e você acaba com uma experiência bastante otimizada. Exemplos disso são o Dead Trigger e o PUBG Mobile:

- gamesir x1 pubg - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

O PUBG Mobile se configurou automaticamente e parte dos botões funcionaram, mas diferente do que ocorreu no GameSir Z1, alguns deles estavam em posições erradas. Pode ser que a configuração oficial do GameSir X1 para o Xiaomi Redmi 5 não esteja bem configurada… Mas, o resultado parece variar conforme o celular, em alguns vai estar 100%, em outros vai precisar de alguma mudança.

Feito as mudanças e após diminuir drasticamente a sensibilidade, foi absurdo o quão bem o PUBG Mobile trabalhou em conjunto com o GameSir X1, a experiência realmente foi próxima à de jogar no PC e muito superior a jogar na tela Touch.

Em outros jogos, como o Creative Destruction por exemplo, maioria dos recursos funcionaram bem, mas por alguma razão o WASD faz movimentos tortos neste jogo, os outros botões funcionam bem depois de configurados, só realmente há esta peculiaridade e não sei se é por causa do meu celular ou se é algo do próprio jogo.

- gamesir z1 configpronta - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Já no Free Fire, por alguma razão, ao clicar em algum botão, atirar ou fazer ações do tipo, o WASD para de funcionar, sendo necessário pressionar ele novamente. Por isso, não consegui “andar e atirar ao mesmo tempo” e não sei se é algo do meu celular ou por eu não ter configurado corretamente o software, mas no geral funcionou muito bem, embora tive que modificar bastante os perfis pré-prontos até ter algo adequado.

- gamesir z1 freefire - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Enfim, como já falei no início da análise, não vou entrar na questão de ética, mas é extremamente claro a vantagem que um dispositivo como o GameSir X1 proporciona sob jogar em um celular. Além de ser muito mais confortável, é possível fazer movimentos de forma mais rápida, mais precisa e também fazer ações complexas em pouquíssimo tempo.

Mas, embora eu consegui ganhar maioria das partidas de início (em parte por estes três jogos possuírem bots para jogadores com nível baixo), a partir do ponto que meu nível foi aumentando, foi possível ver mais pessoas utilizando o mesmo tipo de equipamento, outros possivelmente utilizando emuladores e talvez até alguns cheaters, então não ache que comprando um destes você “ganhará todas as partidas”, pois mais pessoas já tiveram a mesma ideia.

AVALIAÇÃO:

Construção

Recursos e Extras

Preço – R$ 130 no Aliexpress

Conclusão

É muito difícil “avaliar” o GameSir X1, até mais do que o GameSir Z1, pois sua funcionalidade é bastante limitada e alguns fatores podem tornar ele completamente inútil.

Primeiro de tudo, deve-se saber que ele não é detectado como teclado e mouse, nem no Android e nem no iOS. Ele é detectado como uma espécie de “controle” e sem usar o aplicativo da GameSir, ele é inútil.

Para quem quer, por exemplo, usar ele para fazer do seu TV Box uma espécie de computador, ou então utilizar o mouse e teclado no seu computador via streaming, o GameSir X1 não vai funcionar, você só pode simular toques na tela, não é possível utilizar o teclado e mouse na função de “teclado e mouse”, seja no Android ou no iOS.

A principal função do GameSir X1 é simular toques na tela através do aplicativo GameSir World, permitindo que jogos de Android que não possuam suporte para tal, possam ser usados com teclado e mouse. E como ele opera para essa funcionalidade?

- gamesir x1 jogando1 - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Bem, mas é um pouco mais complicado configurar do que parece, não é algo “plug-and-play” e é necessário mexer bastante nas configurações até finalmente ter algo adequado, mas quando tudo está configurado, é impossível negar a vantagem que jogadores utilizando um equipamento deste possuem.

Ainda não é a mesma precisão que você terá utilizando um teclado e mouse em computadores ou em um emulador de Android, mas ainda assim é muito mais confortável, mais rápido e pode-se fazer movimentos complexos que seriam impossíveis de serem feitos na mesma velocidade na tela de um celular.

“Cadê o iOS?!?!”

Infelizmente não tenho um dispositivo iOS para testes, mas a forma como este dispositivo opera, através de aplicativos modificados, é inadequada pois pode ser facilmente detectada e torna-se inútil a cada atualização do jogo.

A GameSir já fez pedidos de desculpa devido a milhares de usuários que foram banidos na plataforma ao tentarem utilizar um de seus periféricos na versão do iOS do PUBG Mobile, a qual detectou que usuários estavam utilizando versões modificadas do aplicativo. Quase todas as reclamações na página da GameSir, são de usuários do iOS.

O pior é que não há o que fazer para “melhorar” isso, pois o que impede ele de operar da mesma forma como faz no Android, são os sistemas de segurança do próprio iOS, os quais impedem que sistemas como o G-Engine ou Mapping funcionem. Diferente do Android, não é possível que um aplicativo tenha todas as permissões necessárias para fazer estes sistemas funcionarem, por isso é necessário utilizar aplicativos modificados.

Não recomendamos o GameSir X1 ou qualquer aparelho similar para iOS

Esporadicamente são lançadas versões modificadas de jogos que acabam removendo o sistema de atualização e verificação de integridade permitindo que o GameSir X1 possa ser usado em certos jogos no iOS, mesmo que temporariamente. Mas, o mais comum de ver, é milhares de usuários reclamando na página do Facebook da GameSir por certos jogos não funcionarem.

“Então se não recomendam o GameSir X1 ou similares, o que devo comprar para iOS?”

Um “controle” que pressione a própria tela touch, tal como o GameSir F3 Plus.

A pior coisa para jogos de como PUBG e outros no celular na verdade não é mirar com o touch (se você treinar o suficiente, a precisão com a tela touch não é ruim), e sim mirar e atirar ao mesmo tempo. Estes “aparelhos” operam de forma física e portanto não são detectáveis e nem devem ser considerados “ilegais”.

- gamesir x1 gamesirf3 - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Enfim, não considero o GameSir X1 mais vantajoso que o GameSir Z1, pois pelo menos o GameSir Z1 possui funcionalidades fora do Android e mesmo se algum dia o GameSir World vier a deixar de funcionar, seja por falta de suporte da empresa ou por uma nova versão do Android que impeça o funcionamento (o que é possível, já que a Google não gosta do software), ele ainda poderá ser utilizado como keypad, enquanto o GameSir X1 será apenas um powerbank.

- gamesir z1 cima - [GameSir X1 BattleDock]  Adaptador que permite utilizar teclado e mouse em jogos do Android e iOS

Há claro, uma diferença de preço entre os dois. No momento de término desta análise, o GameSir X1 custava R$ 130,15, enquanto o GameSir Z1 estava por R$ 203,99 na loja oficial da GameSir na Aliexpress.

Mesmo assim, pagar R$ 70 a mais para ter um ótimo keypad com os mesmos recursos, que também funciona em computadores e em jogos compatíveis com teclado e mouse no PS4 e Xbox One, é vantajoso.

Nós do Adrenaline, não nos responsabilizamos pela utilização deste dispositivo, faça por sua própria conta e risco

PRÓS

  • Bateria de 3000 mAh, o que dura muito, mesmo utilizando periféricos que consomem muita energia, além de também funcionar como powerbank
  • Construção bem feita
  • Software extremamente completo para utilização em dispositivos Android, com dois diferentes sistemas para compatibilidade, macros, combinações de botões, gestos…
  • Suporte é compatível com quase qualquer smartphone e tablet moderno

CONTRAS

  • Compatibilidade com jogos do iOS se dá através de aplicativos modificados, o que é uma receita para problemas e bans
  • Incompatibilidade com alguns mouses
  • Não é possível fazer o teclado e mouse serem reconhecidos como “teclado e mouse” pelo Android ou iOS