Evacuação em barragem no Ceará

0
86
evacuacao-em-barragem-no-ceara
- ban apoiase2019 - Evacuação em barragem no Ceará

A barragem do açude Granjeiro, em Ubajara, no Ceará, foi embargada provisoriamente pela Agência Nacional de Águas (ANA) na última quarta-feira (13/3) devido ao risco de rompimento da estrutura que comporta milhões de metros cúbicos de água.


No sábado, a prefeitura anunciou que as 513 famílias que vivem no entorno da barragem precisam deixar a área.

Ainda há pessoas que resistem a deixar suas casas”, disse o secretário à Agência Brasil, enquanto aguardava os ônibus que vão ajudar na evacuação temporária da área.

Cerca de 480 pessoas que vivem na área de impacto da barragem do açude Granjeiro, em Ubajara, no Ceará, ainda não deixaram suas casas.

O risco de rompimento é mínimo, mas como estamos abrindo um novo sangradouro para escoar parte da água e, assim, reduzir o nível d´água e a pressão sobre a barragem, qualquer possibilidade de uma inundação tem que ser levada em conta. Estamos tratando da segurança do povo e queremos evitar a todo custo uma tragédia como a de Brumadinho”, acrescentou o secretário.

Parte das famílias que moram ao longo do Rio Jaburu e que deixaram suas casas estão alojadas em um abrigo do Santuário Mãe Rainha, mantido pela Igreja Católica. Outra parte preferiu ir para a casa de parentes. Ainda não há previsão de quando poderão retornar para casa.

 * Com informações da Agência Brasil

- ban livraria2019 - Evacuação em barragem no Ceará