Ela não para: novo sistema dos celulares Xiaomi detecta terremotos

0
13
ela-nao-para:-novo-sistema-dos-celulares-xiaomi-detecta-terremotos

A Xiaomi, uma das fabricantes de eletrônicos que mais gera atenção no momento, colocou em seu mais novo sistema uma função capaz de salvar vidas. A companhia anunciou em seu blog que o MIUI 11, nome da interface adaptada do sistema Android, conta com um recurso de detecção de terremotos.


Criada em conjunto com um instituto local de alerta de desastres, a função foi disponibilizada de forma silenciosa na província local de Sichuan como parte de testes limitados em setembro.

A companhia apontou que o novo recurso de detecção de terremotos será disponibilizado em breve para toda a China. A promessa é de que sejam emitidos alertas “segundos ou dezenas de segundos” antes da chegada do evento sísmico, o que pode fazer grande diferença para quem passa pela catástrofe.

Em evento, a companhia apontou que a iniciativa é a primeira do tipo no mundo. Mas não é a primeira vez que um celular oferece uma função similar e não está claro ainda como ela se diferencia de outros aparelhos. Chefe do instituto chinês que criou o recurso em parceria com a empresa, Wang Tun apontou que a novidade funciona de forma mais eficiente do que nos aplicativos atuais.

Atualmente, em regiões do mundo mais afetadas por terremotos, operadoras, aplicativos e outras ações de terceiros contam com recursos semelhantes. A própria Apple, como lembra o site TechCrunch, colocou um recurso de alerta de terremotos para usuários iOS do Japão em 2011.

Agências por todo o mundo também testam alertas de emergências por meio de smartphones – a norte-americana Agência Federal de Gerenciamento de Emergências testou um sistema de avisos emergenciais no último ano.

Além de celulares, a novidade da Xiaomi ainda estará presente na interface Mi TV, voltada a televisores. A empresa não informou quando a função será estendida para usuários do resto do mundo.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS