Cúpula de Ação Climática da ONU acontece nesta segunda

0
13
cupula-de-acao-climatica-da-onu-acontece-nesta-segunda

Acontece nesta segunda-feira (23), Cúpula de Ação Climática da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque.


Representantes de cerca de 60 países vão discursar sobre iniciativas que estão utilizando para conter os danos ao meio ambiente.

Apesar de se abster do discurso durante o evento, o Itamaraty disse que o governo brasileiro está comprometido com o cumprimento de seus compromissos internacionais na área ambiental.

“Nossa Contribuição Nacionalmente Determinada no marco do Acordo de Paris é uma das mais ambiciosas do mundo, prevendo redução de 37% das emissões de gases efeito estufa de nosso país em 2025, relativamente a 2005, com previsão indicativa de elevar esta meta para 43% em 2030”, diz o texto.

Ainda de acordo com o Ministério de Relações Exteriores, o Brasil tomou parte de forma construtiva no processo preparatório da Cúpula de Ação Climática: “Nos meses que antecederam o evento, foram formadas nove ‘coalizões temáticas’, entre as quais uma dedicada a ‘Infraestrutura, Cidades e Ação Local’, da qual o Brasil participou. Em parceria com o Quênia e o programa ONU-Habitat, o Brasil apresentou uma proposta de ações sobre aprimoramento da resiliência de grupos urbanos vulneráveis”.

O Brasil também apresentou, na coalizão sobre “Transição Energética”, proposta de promoção de biocombustíveis no setor de transportes, baseada na experiência do país com o Programa Renovabio.

Já na coalizão sobre Soluções Baseadas na Natureza, apresentou proposta baseada nos resultados do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC).

O Itamaraty também frisou em nota, que os organizadores da Cúpula de Ação Climática estabeleceram que apenas chefes de estado e de governo poderão fazer uso da palavra durante o evento.

O Ministério de Relações Exteriores disse que o Brasil não planejava discursar no evento e negou que tenha sido “vetado” pela ONU.

O Itamaraty esclareceu  ainda que a participação brasileira se dará a nível de diplomatas e não do chefe de Estado, que inclusive está em viagem à Nova Iorque. “Então não prevíamos discurso, porque quem discursa é o chefe de Estado ou o chanceler”, destacou o ministério.

- ban livraria2019 - Cúpula de Ação Climática da ONU acontece nesta segunda