Como seguir [ou fugir dos] blocos de Carnaval usando o Google Maps

0
118
como-seguir-ou-fugir-dos-blocos-de-carnaval-usando-o-google-maps

O Google Maps pode ser o seu melhor amigo durante o Carnaval 2019 — goste você ou não da folia. É que o aplicativo de mapas do Google, tradicionalmente, sinaliza e manda notificações de quais ruas estarão fechadas durante a passagem dos blocos em três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Para quem utiliza transporte público, o app também mostrará as principais alterações nos itinerários de ônibus.


É época de festa, mas também de multidões nas ruas. Deslocar-se pode ser complicado até para chegar no bloco que você gostaria de seguir — ou fugir dele, vai saber…

gaelle-marcel-confetti-unsplash  - gaelle marcel confetti unsplash 700x467 - Como seguir [ou fugir dos] blocos de Carnaval usando o Google Maps

Google está todo animadinho!

Desde o pré-Carnaval, ao navegar pelo Google Maps no celular, já é possível substituir o ícone que indica o trajeto no mapa por um pequeno trio elétrico (e inclusive escolher a cor). O aplicativo vai oferecer três tipos de personalização. Note que o recurso está disponível no modo carro. Basta tocar no pequeno ícone ao lado de “Iniciar” da rota.

Dê um “Ok Google” e veja o que Assistente apronta:

  • Crie um nome de bloco de carnaval
  • Quais são seus planos pro carnaval?
  • Me dá uma dica de fantasia pro carnaval?
  • Onde você vai passar o carnaval?
  • E se chover no carnaval?
  • O que você sabe sobre o carnaval?

Google Maps Carnaval 2019  - Google Maps Carnaval 2019 700x459 - Como seguir [ou fugir dos] blocos de Carnaval usando o Google Maps

Você também pode pedir para o Assistente criar um enredo com toques de internet. Diga “Ok Google, crie um enredo de escola de samba”. Os resultados são ótimos.

Onde está o bloco?

Deus me livre, quem me dera (!).

Se você gosta ou não de blocos, vai curtir saber onde eles estão. Seja para encontrá-los ou para fugir da bagunça. Você pode descobrir bloquinhos ou outros eventos de carnaval acontecendo perto de você com a ajuda do Google Maps, do Google Assistente ou da recém-lançada experiência de eventos na Busca do Google Maps.

De acordo com o Google, serão sinalizados os principais blocos de rua do Rio de Janeiro e de São Paulo, cujos trajetos ficam em destaque no mapa para você saber onde estão.

Também dá para chamar o Google Assistente se estiver com as mãos ocupadas. Basta dizer: “Ok Google, falar com blocos de rua”. Ou, ainda, pesquisar por eventos direto na Busca, como “shows em São Paulo”, e ver uma lista de recomendações de sites.

Mais Google no Carnaval

Calma, que tem mais.

O gigante de buscas preparou também uma página especial do Trends traz o que desperta o interesse do brasileiro quando o assunto é fantasias, maquiagem e tendências. Neste ano, buscas por glitter ecológico (biodegradável) roubaram a cena.

Se você acha que um bloco vai lotar, o Google Trends também pode ser um ótimo indicador, revelando os nomes dos blocos mais buscados no Rio de Janeiro e em São Paulo em tempo real. Para ter acesso a informações, é só acessar o Google Trends.

Blocos mais buscados Google  - Blocos mais buscados Google 700x376 - Como seguir [ou fugir dos] blocos de Carnaval usando o Google Maps

O Google Notícias também preparou uma cobertura especial com seções de informações úteis de clima, trânsito e eventos fornecidos pela prefeitura de cinco cidades: Belo Horizonte, Recife-Olinda, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O conteúdo produzido pelos órgãos oficiais também terá destaque no posts da busca do Google.

Carnaval infelizmente é também um momento em que aumenta o número de casos de assédio sexual contra as mulheres. Em parceria com a ONG Think Olga, o Google Assistente tenta auxiliar nessas situações. Basta falar: “Ok Google, como reportar assédio sexual” e você terá contatos da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (180) e da polícia militar (190), além do site da ONG para informações.