HomeGovernamentalComo pagar IPVA em 2024?

Como pagar IPVA em 2024?

Início de ano é sempre um ambiente muito festivo e agradável, em que podemos disfrutar  do 13 salário e algumas bonificações empresariais. Todavia, é o momento do ano que há a maior carga tributária, considerando IPVA, IPTU e etc. Hoje, falaremos nesse artigo sobre o IPVA, como funciona e como pagar o tributo.

Como o IPVA funciona?

O IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) é um imposto de âmbito estadual que coleta anualmente um percentual do valor do carro. Cada um dos 26 estados da federação mais o distrito federal definem uma alíquota que é coletada considerando o valor do veiculo referente a tabela FIPE. Por exemplo, os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro praticam uma alíquota anual de 4%, já o estado do Rio Grande do sul utiliza o percentual de 3%. 

Até quando posso pagar o imposto?

Por ser um imposto estadual, as datas limites variam de estado para estado. Assim, melhor forma de ver a data do IPVA é a partir do site da receita estadual de cada estado.

Como pagar o IPVA?

Além disso, é possível efetuar o pagamento de forma à vista ou parcelada, de forma que comumente o pagamento à vista apresenta descontos que variam conforme a legislação de cada unidade da federação. Por exemplo, o estado de São Paulo fornece as opções de pagamento em cota única com desconto de 3% ou pagamento parcelado sem desconto.

Já os meios de pagamento disponíveis também variam de acordo com o local de registro de sei veículo. A receita estadual de São Paulo, por exemplo, aceita pagamento por PIX, recolhimento bancário e  em casas lotéricas.

Posso deixa de pagar o IPVA?

Essa pergunta depende da situação do seu veículo. Cada estado classifica as condições para isenção ou desconto de IPVA, porém as situações mais comuns são:

  • Veículo antigos
  • Veículo eletrificados ou híbridos
  • Veículos ferroviários
  • Veículos de terraplanagem
  • Veículos de transporte como Ônibus e micro-ônibus urbano
  • Proprietários veiculares com algum tipo de deficiência

Entretanto, vale ressaltar mais uma vez que esses são apenas exemplos das condições mais comuns apresentadas pelas receitas estaduais. Para melhor verificação das condições, entre no site da Secretaria de fazenda de seu estado.

 

spot_img

Últimos arquivos

Explore mais aqui