Cliente da Epic Store copia arquivo de dados de usuários da Steam e Valve critica a prática

0
24
cliente-da-epic-store-copia-arquivo-de-dados-de-usuarios-da-steam-e-valve-critica-a-pratica

Foi descoberto nessa semana que o cliente da Epic Store está copiando um arquivo de dados do usuário que, na verdade, é criado pela Steam e conta com informações privadas da pessoa. O arquivo se chama localconfig.vdf e é criado pela plataforma da Valve para guardar localmente informações pessoais do jogador. O programa da Epic copia esse arquivo automaticamente, sem chegar a pedir uma autorização para o jogador.

A Epic declarou que este arquivo é copiado com o único intuito de importar seus amigos da Steam para o cliente da Epic, e que isso só acontece se o usuário optar por fazer essa opção, manualmente. Ou seja, o cliente da empresa copia e salva uma versão encriptada do arquivo, mas não faz nada com ele se o jogador não pedir. A Epic copia o arquivo em vez de usar a API da Steam para fazer a importação dos amigos sob o argumento de que APIs podem coletar mais informações do que o esperado.

Representantes da Steam, no entanto, não estão contentes com a prática. Doug Lombardi, da Valve, em entrevista recente para o site Bleeping Computer, afirmou que:

Nós estamos verificando quais informações o Epic Launcher coleta da Steam.

O cliente da Steam salva localmente dados como a lista de games que você possui, sua lista de amigos e tokens salvos de login (informações similares àquelas guardadas em cookies de navegadores.

Esses são dados privados dos usuários, salvos na máquina pessoal do usuário e não foram feitos para serem usados por outros programas ou enviados para qualquer serviço de terceiros.

Quem quiser verificar quais informações ficam armazenadas no arquivo, basta encontrá-lo no diretório onde a Steam está instalada e abrir o arquivo com um editor de texto, como o Bloco de Notas.