CIAB 2019 | Minsait lança caixa eletrônico que libera saque com biometria facial

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Consumidores agora poderão sacar dinheiro de caixas eletrônicos apenas com o smartphone. Pelo menos este é o plano da Minsait, que lançou nesta terça-feira (11) o TAPP, um modelo de caixa que permite sacar e depositar dinheiro sem cartão ou códigos.


Funciona assim: os usuários acessam o aplicativo do banco em que têm conta, agendam um horário para o saque de dinheiro na quantia desejada e recebem um alerta do TAPP mais próximo. O dinheiro pode ser sacado da máquina utilizando um QR Code, biometria facial ou código PIN como forma de autentificação diretamente pelo celular.

De acordo com a Minsait, a tecnologia é pioneira no Brasil, mas está em uso na Europa. O TAPP foi apresentado no primeiro dia do congresso CIAB Febraban 2019, o maior evento de tecnologia para o setor financeiro da América Latina.

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Consumidores poderão sacar dinheiro do caixa eletrônico usando apenas o celular

Apesar da popularização dos meios digitais de pagamento, dados do Banco Central apontam que atualmente ainda existem 6,27 bilhões de cédulas circulando no país. Em 2011, a quantidade era de 4,48 bilhões de notas.

A tecnologia da Minsait também reduz as etapas para que o consumidor possa sacar dinheiro. Sem o TAPP, o consumidor precisa inserir o cartão no caixa eletrônico (ou preencher dados como agência, banco e CPF para prosseguir), selecionar a opção de saque, a quantia desejada e confirmar a ação com algum tipo de autentificação. 

A Minsait diz que sua solução ainda representa um custo 30% menor por saque em comparação com caixas eletrônicos tradicionais. “Tudo isso é possível porque nosso aplicativo se conecta via API com o sistema dos bancos, facilitando a interação com os sistemas já existentes. Na Europa, já temos clientes usando o TAPP em praticamente todos os países de maneira eficaz e segura”, afirmou o diretor de Serviços Financeiros da Minsait no Brasil, Carlos Souza.

Hábitos de consumo do brasileiro

Durante o CIAB Febraban 2019, a Minsait também participará de um painel que discute a democratização dos meios de pagamento como forma de estimular a mobilidade social no dia 13 de junho, às 11h15. Serão debatidos temas como carteiras eletrônicas, bancos digitais e pagamentos instantâneos na região latino-americana.

“A tecnologia tem sido vista cada vez mais como uma forma de melhorar os meios de pagamento e facilitar transações em diferentes setores. Trazer o viés social desses avanços é fundamental para melhorar não só as transações em si, mas estimular o desenvolvimento da sociedade”, afirmou o especialista de soluções de pagamento da Minsait, Kerman Ispizua, que participa do painel.

Durante a discussão, a companhia vai apresentar um Informe Anual de Meios de Pagamento, com foco no mercado europeu e latino americano. Uma das conclusões do estudo para o cenário brasileiro é a de que consumidores do país dominam o meio online para fazer compras em comparação com consumidores de outros países da América Latina.

Ainda assim, o informe descobriu que os brasileiros não se sentem suficientemente seguros para adaptar a compra online em sua rotina. De acordo com os dados, pelo menos 94,6% dos brasileiros já compraram online pelo menos uma vez, à frente dos chilenos (93,5%) e argentinos (91,6%). Porém, os brasileiros consomem via e-commerce em média uma vez a cada três meses, enquanto seus pares o fazem mensalmente.

Ainda em hábitos de consumo, a pesquisa mostra que os consumidores brasileiros são os que mais usam cartão de crédito na América Latina. De acordo com a pesquisa, 81,6% dos consumidores usam frequentemente esse meio, índice consideravelmente superior ao de outros países na região, que ficam entre 60% e 70%.

O Informe Anual de Meios de Pagamento entrevistou mais de 60 especialistas do setor e 3.600 clientes, além de analisar fontes oficiais de 10 países.


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