Caixa 2 será tratado em Projeto de Lei separado

0
131
caixa-2-sera-tratado-em-projeto-de-lei-separado
- ban apoiase2019 - Caixa 2 será tratado em Projeto de Lei separado

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, explicou hoje (19/2), durante solenidade no Palácio do Planalto, porque o crime de Caixa 2 será tratado em outro projeto de lei, à parte do Projeto de Lei Anticrime.


O governo tratou das alterações das competências da Justiça Eleitoral em um projeto de lei complementar e a tipificação do caixa dois como crime em um projeto de lei ordinária. A proposta de criminalização do caixa dois será apresentada em um projeto separado. De acordo com o Moro, a decisão partiu das reclamações de agentes políticos de que caixa dois é um crime grave, mas não tem a mesma gravidade que corrupção, crimes organizado ou crimes violentos.

Então acabamos optando por colocar a criminalização [de caixa dois] em um projeto à parte, mas que está sendo encaminhado no mesmo momento. Foi o governo ouvindo reclamações razoáveis dos parlamentares quanto a esse ponto e simplesmente adotando uma estratégia diferente”, explicou o ministro.

Como a prática de caixa dois estava prevista apenas na legislação eleitoral, segundo o ministro, agora ele poderá ser tipificado adequadamente como crime. “Caixa dois não é corrupção. São dois crimes e os dois são graves”, disse Moro.

 * Com informações da Agência Brasil

- ban livraria2019 - Caixa 2 será tratado em Projeto de Lei separado