Autor de novelas da Globo critica silêncio de ecologistas sobre vazamento de óleo em praias

0
18
autor-de-novelas-da-globo-critica-silencio-de-ecologistas-sobre-vazamento-de-oleo-em-praias

O dramaturgo pernambucano Aguinaldo Silva, autor de novelas da Rede Globo, foi às redes sociais cobrar os “ecologistas” pelo silêncio sobre o vazamento de óleo nas praias nordestinas.


O autor alertou na rede social Twitter que nunca houve um desastre ecológico tão grave naquela região. “Desculpem se insisto neste assunto. Mas o vazamento de petróleo chegou a Salvador e já atingiu quase dois terços do litoral brasileiro”, escreveu.  Ele acrescentou que o silêncio dos ecologistas sobre o assunto é ensurdecedor.

Esta não foi a primeira vez que Aguinaldo falou sobre o tema. Na sexta-feira (11), ele criticou um estudo que avalia se o  petróleo que atingiu as praias teria saído de um navio alemão que afundou durante a Segunda Guerra Mundial: “Desculpe, mas essa trama eu já usei numa das minhas novelas. Foi em Tieta, em 1987 e já era ficção”.

As manchas de óleo têm poluído o litoral do Nordeste brasileiro desde o início de setembro. Até o início da semana passada, a Petrobras havia recolhido 133 toneladas de resíduos contaminados por manchas de óleo.

O governo investiga a possibilidade de que o óleo tenha vindo de navios venezuelanos. A Venezuela, no entanto, negou a responsabilidade.

Ainda na última semana, a Justiça Federal em Sergipe determinou que a União, junto com o IBAMA, implante barreiras de proteção nos rios São Francisco, Japaratuba, Sergipe, VazaBarris e Real, no litoral sergipano.

O IBAMA prevê que o petróleo que vem contaminando o litoral do Nordeste vá chegar à Baía de Todos os Santos, em Salvador, nos próximos dias, com extensão à Baía de Aratu, onde ficam uma base naval, um porto e um estaleiro.

- ban livraria2019 - Autor de novelas da Globo critica silêncio de ecologistas sobre vazamento de óleo em praias