As verificações da semana

Rio de Janeiro, 22 Mai 2020 (AFP) – Veja a seguir a seleção das principais verificações da AFP nesta semana:1 – “KIT COVID-19” DISTRIBUÍDO POR PREFEITURA NO PARÁ Uma foto de um kit de medicamentos foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais desde o último dia 16 de maio afirmando que este está sendo…

as-verificacoes-da-semana  - 7a708b30 as verificacoes da semana - As verificações da semana

Rio de Janeiro, 22 Mai 2020 (AFP) – Veja a seguir a seleção das principais verificações da AFP nesta semana:

1 – “KIT COVID-19” DISTRIBUÍDO POR PREFEITURA NO PARÁ

Uma foto de um kit de medicamentos foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais desde o último dia 16 de maio afirmando que este está sendo distribuído pela Prefeitura de Tucumã, município do Pará, para a pessoas com casos suspeitos e confirmados da COVID-19. Colocada em dúvida por muitos usuários, a imagem de fato mostra o kit distribuído pela Secretaria de Saúde da cidade, mas ainda não há recomendação oficial para a utilização de alguns medicamentos entregues.

http://u.afp.com/KitCOVIDTucuma

2 – EX-MINISTRO DA SAÚDE DESRESPEITA MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA CORONAVÍRUS

Uma foto em que o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta cumprimenta o governador do Pará, Helder Barbalho, ambos sem máscaras de proteção, circulou amplamente em redes sociais como se tivesse sido tirada durante uma reunião realizada no último dia 18 de maio para debater estratégias de combate ao novo coronavírus no estado. A foto é, contudo, de setembro de 2019 – meses antes da detecção da doença na China.

http://u.afp.com/MandettaHelder

3 – METRÔ DE SÃO PAULO LOTADO DURANTE PANDEMIA?

Uma fotografia compartilhada milhares de vezes nas redes sociais desde o último dia 14 de maio mostra uma plataforma de metrô lotada, com as pessoas tentando entrar nos vagões. As legendas que acompanham as publicações fazem referência – direta ou indireta – ao governador de São Paulo, João Doria, e a uma decisão de fazer rodízio de veículos em meio à pandemia de COVID-19 que, segundo relatos, estariam tendo este efeito. Esta imagem, contudo, foi tirada em dezembro de 2015.

http://u.afp.com/MetroSaoPaulo

4 – CHÁ DE BOLDO CURA SINTOMAS DE COVID-19

Publicações compartilhadas milhares de vezes em redes sociais desde o início de maio asseguram que beber chá de boldo cura “em três horas” os sintomas da COVID-19. Especialistas consultados pela AFP afirmaram, contudo, que ainda não é conhecido qualquer tratamento eficaz contra o novo coronavírus. O Ministério da Saúde brasileiro informa, por sua vez, que nenhum chá ou bebida quente combate a doença. Além disso, o consumo desta infusão em grandes quantidades pode trazer riscos.

http://u.afp.com/BoldoCoronavirus

5 – 5G, 4G, 3G: TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO PROVOCAM EPIDEMIAS VIRAIS

Publicações que relacionam diversas epidemias registradas nos últimos 100 anos com o lançamento de tecnologias de telecomunicações foram compartilhadas milhares de vezes em redes sociais, em múltiplos idiomas. No entanto, autoridades de saúde e especialistas em tecnologia afirmam que não há relação direta entre os dois elementos.

http://u.afp.com/TecnologiasEpdemias

6 – DOCUMENTÁRIO “PLANDEMIC” MOSTRA FARSA DA COVID-19

“Plandemic”, um documentário de 26 minutos protagonizado pela polêmica pesquisadora Judy Mikovits, tem sido compartilhado milhares de vezes nas redes sociais desde o final de abril. O vídeo, que está sendo apagado pelo YouTube e pelo Facebook por infringir as suas normas de conteúdo, contém afirmações falsas e enganosas relacionadas ao surgimento e ao tratamento da COVID-19.

http://u.afp.com/VideoPlandemic

7 – ANTENA 5G DE EMPRESA CHINESA É QUEIMADA NA ITÁLIA

Um vídeo de uma antena em chamas gravado à noite circula nas redes sociais assegurando se tratar de uma torre de tecnologia 5G da empresa chinesa Huawei incendiada propositalmente na Itália. Embora realmente tenha ocorrido um incêndio na cidade de La Spezia, no norte do país, este afetou uma torre de transmissores de 4G e 3G da empresa italiana de telecomunicações Wind Tre Mobile. Além disso, nessa localidade não existem torres 5G. As autoridades responsáveis apontam para um possível curto circuito.

http://u.afp.com/Antena5G

8 – INFECTOLOGISTA FRANCÊS DIZ QUE CORONAVÍRUS FOI CRIADO PELOS EUA E PELA CHINA

Uma mensagem, compartilhada milhares de vezes no Facebook desde 11 de maio, afirma que o infectologista francês Didier Raoult disse que a COVID-19 foi criada pelos EUA e pela China para provocar mais de 30 milhões de mortes na África. Contactado pela equipe de checagem da AFP, o Instituto Hospitalar Universitário de Marselha, dirigido por Raoult, negou que o médico tenha dado tal declaração. Além disso, cientistas afirmam que o novo coronavírus tem origem animal e não foi criado pelo homem.

http://u.afp.com/DidierCoronavirus

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com