Aplicativo do Starbucks para fazer pedidos agora está disponível em todo território dos EUA

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(SAO PAULO) – O serviço móvel para fazer pedidos da Starbucks Corp., que possibilita que os clientes escolham cafés e folheados doces pelo smartphone antes de ir até a cafeteria, agora está disponível em todo o território dos EUA.


A tecnologia foi ativada nas 7.400 cafeterias que pertencem à Starbucks nos EUA depois que testes foram realizados em algumas regiões, disse a companhia com sede em Seattle em um comunicado nesta terça-feira. O serviço, que funciona com smartphones Apple e Android, será lançado em alguns lugares do Reino Unido e do Canadá no próximo mês.

“O aplicativo realmente atende às necessidades de praticidade de nossos clientes, de um modo que antes não era possível”, disse o diretor digital Adam Brotman, em uma entrevista. “Trata-se de mais um canal que leva mais negócios à cafeteria”.

A Starbucks, que primeiro testou o aplicativo no ano passado e expandiu a prova em março, está cada vez mais recorrendo à tecnologia móvel e a outras ferramentas de praticidade para incrementar as vendas nos EUA. A maior operadora de cafeterias do mundo está fazendo experimentos com lojas menores e mais ágeis na cidade de Nova York e testando o serviço de entrega neste ano.

Aplicativo móvel

Muitos clientes da Starbucks já utilizam o smartphone para pagar suas compras, uma abordagem que libera-os da atrapalhação de carteiras e cartões de recompensas. A opção de fazer pedidos com antecedência torna as coisas ainda mais práticas, pois as pessoas podem escolher os itens antes mesmo de entrar na cafeteria e podem assim evitar as filas. Os pagamentos móveis atualmente equivalem a cerca de 20 por cento das transações da Starbucks nos EUA, e há aproximadamente 10,4 milhões de membros ativos no programa de recompensas nesse país.

Outros restaurantes vêm ampliando seus sistemas móveis e programas de fidelidade na tentativa de atrair mais clientes. Taco Bell, que pertence à Yum! Brands Inc., lançou um aplicativo móvel no ano passado para que os clientes possam fazer pedidos com antecedência e pagar a conta pelo smartphone. Esse aplicativo está ajudando a conduzir um aumento das vendas na rede de fast food: os clientes que utilizam o serviço gastam mais de US$ 10 em um pedido comum – cerca de 20 por cento a mais do que quem faz o pedido em pessoa.

McDonald’s Corp. também está aderindo a essa tendência, com planos para lançar um aplicativo móvel para suas 14.350 lanchonetes nos EUA neste ano. Dunkin’ Donuts disse que seu programa de recompensas, que também está vinculado ao aplicativo, atraiu mais de 3,2 milhões de membros.

A Starbucks está buscando modos de ir além com seu aplicativo. A companhia está empenhada em adicionar recursos provocantes de vendas para estimular mais compras de alimentos e poderia expandir o serviço de pedidos antecipados para o mundo todo.

“Ele foi tão bem recebido que estamos entusiasmados por analisar a possibilidade de implementá-lo em cada uma de nossas filiais do mundo todo”, disse Brotman. “Mas ainda é muito cedo”.

Por Leslie Patton