Aplicativo do SPC permite saber gratuitamente se seu CPF está negativado

0
31
aplicativo-do-spc-permite-saber-gratuitamente-se-seu-cpf-esta-negativado

O aplicativo SPC Consumidor passou a permitir que o usuário consulte gratuitamente se seu CPF está inscrito na base de devedores do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A empresa é a última entre os três principais do setor a oferecer a consulta gratuita.

Além de descobrir se está com o “nome sujo”, o consumidor pode consultar informações como o valor devido, a data de vencimento da dívida e os contatos da empresa credora, caso queira, por exemplo, propor uma renegociação da dívida.

O aplicativo está disponível para download gratuito na App Store (para aparelhos com sistema operacional iOS) e no Google Play (para aparelhos Android). O serviço de consulta ao CPF também está disponível no site da entidade.

Os consumidores podem consultar o próprio CPF quantas vezes quiserem e a qualquer momento, segundo o SPC Brasil. Para garantir a segurança das informações, é necessário preencher um cadastro prévio no aplicativo para, em seguida, receber um código de ativação no celular.

Até o final do ano, novas funcionalidades devem ser incorporadas ao aplicativo. Um deles é o serviço de negociação de dívidas, em que o devedor poderá fazer uma proposta de pagamento a seus credores sem sair de casa.

SPC Brasil era o único que não tinha consulta grátis

O SPC Brasil era o único entre as três principais empresas de proteção ao crédito que não disponibilizava a consulta grátis do CPF. Até o ano passado, consumidores precisavam pagar uma taxa de R$ 9,90 para fazer a consulta.

A Boa Vista SCPC permite a consulta gratuita do CPF em seu site. Para isso, é preciso fazer um cadastro. A Serasa também disponibiliza a consulta no site e no aplicativo. Também é necessário preencher um cadastro com dados pessoais.

Nas três empresas, o consumidor só consegue visualizar dívidas que estejam cadastradas na base de dados de cada uma delas.