Analistas apontam as melhores ações de 2019

0
171
analistas-apontam-as-melhores-acoes-de-2019
- 0bdc666d a14c 40bb b987 9eb28b0a3577 - Analistas apontam as melhores ações de 2019

O cenário desenhado para 2019 aponta oportunidades de investimento interessantes na renda variável. O ano de 2018, sem questionamento, foi um período que muitos fizeram números acima da média do mercado.


Os cortes consecutivos da taxa Selic e a escolha pela sua manutenção na casa dos 6,5% ao ano tiraram holofotes da renda fixa e trouxeram uma maior atenção para a Bolsa de Valores. Dessa forma, alguns ativos do mercado financeiro serão alvo de investimentos e presenciarão forte valorização nesse ano que se inicia.

Todas as expectativas em relação ao mercado de ações depende exclusivamente das articulações do governo que se inicia no primeiro dia do ano. A vitória do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, trouxe consigo discussões econômicas com um maior cunho liberal, o que pode mudar o curso do mercado brasileiro.

A aprovação de reformas como a da previdência, a reforma fiscal e o corte de gastos públicos são fatores importantes para o desempenho da nossa Bolsa de Valores. Um governo mais enxuto e propostas reformistas podem gerar um aquecimento do mercado já no primeiro ano.

Abaixo, foram listados alguns setores da economia, juntamente a empresas que fazem parte deles, que podem se beneficiar no ano que está por vir. Veja quais podem ser os melhores investimentos de 2019:

Estatais no radar

Como um dos pontos de campanha, a agenda de privatizações do presidente eleito pode acarretar em uma forte valorização das empresa estatais brasileiras. Essa pauta, normalmente, atrai investimentos internos e externos para essas empresas o que faz com que seu valor de mercado cresça em um período curto de tempo.

Mesmo que não esteja nada confirmado, e que os responsáveis pela equipe econômica do novo governo já tenham descartado algumas das estatais, quando esse assunto está na mídia, uma força compradora pode elevar o preço de empresas. Algumas delas são:

– Petrobras – PETR4
– Eletrobrás – ELET3
– Cemig – CMIG4
– Banco do Brasil – BBAS3

Atenção para o setor bancário

Beneficiado em diferentes cenários, em 2019 não será diferente: o setor que comporta os grandes bancos privados segue como uma boa alternativa de investimento. Se o aquecimento econômico realmente se concretizar, essas grandes empresas possivelmente expandirão suas linhas de crédito e buscarão a geração de novos negócios.

Dessa forma, assim como em 2018, acredita-se que esse setor fará parte dos grupos das melhores ações de 2019. Veja as ações para ficar de olho:

– Itaú – ITUB4
– Bradesco – BBDC4

O potencial da infraestrutura

O possível aquecimento econômico que é esperado contribui para outro grande grupo da nossa economia: o de infraestrutura. A princípio, o novo governo não terá caixa suficiente para bancar grandes investimentos, dessa forma, a atração de capital privado pode ser um acontecimento frequente para esse primeiro momento.

Assim, novas parcerias e concessões podem aparecer em 2019, com o objetivo da criação e manutenção de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e outras obras de grande porte. Além disso, o capital estrangeiro poderá entrar em outras obras de infraestrutura.

Acompanhe de perto os seguintes setores:

– Companhias elétricas: Equatorial Energia (EQTL3), Taesa (TAEE11), Transmissão Paulista (TRPL4)
– Grupos de concessões de transportes: Grupo CCR (CCRO3) e Rumo (RAIL3)

Shopping centers e exploração de imóveis

Um outro setor que se beneficia diretamente com o aquecimento econômico é o imobiliário. Empresas que têm sua atuação ligada à exploração desse mercado e as que são responsáveis pelos grandes centros comerciais devem sentir uma rápida valorização.

Esse setor abraça empresas importantes da nossa Bolsa de Valores. Dessa forma, atente-se às seguintes ações:

– BR Malls (BRML3)
– EZtec (EZTC3)
– Multiplan (MULT3)

Grandes varejistas e empresas ligadas ao consumo

Como foi falado nos pontos anteriores, o possível aquecimento econômico aguardado para 2019 pode trazer um maior volume de investimentos. Esse movimento é responsável por um importante ponto para nossa economia: a geração de empregos.

A diminuição do nível de desemprego no país, por sua vez, contribui para o aumento do consumo. Dessa forma, empresas que lidam diretamente com o desempenho do varejo tendem a ser beneficiadas diretamente. Por exemplo:

– Ambev (ABEV3)
– Grupo Pão de Açúcar (PCAR4)
– JBS (JBSS3)
– Lojas Americanas (LAME4)
– Lojas Renner (LREN3)
– Magazine Luiza (MGLU3)
– Via Varejo (VVAR3)

Agora que conhece as empresas que podem fazer parte do grupo das melhores ações de 2019, é importante lembrar de um outro ponto: as expectativas acima dependem ainda do desempenho do novo governo e de outras articulações. Como se tratam de ativos de renda variável, ganhos passados não garantem lucros futuros.

Para começar a investir nessas e em outras ações, basta que tenha uma conta em uma instituição financeira regulamentada e continuar se informando. Em poucos cliques, seu dinheiro pode estar alocado nos melhores investimentos desse próximo ano.- 181658 partnerId 1358 - Analistas apontam as melhores ações de 2019

Website: https://artigos.toroinvestimentos.com.br/melhores-investimentos-2019